IEBI – Igreja Evangélica Batista em Itabatã celebra 20 anos de fundação
Por Rubem Gama
Neste final de semana, 25 e 26 de março – sábado e domingo -, a Igreja Evangélica Batista em Itabatã-IEBI, localizada Avenida Rondônia, nº 706, no Centro da cidade de Itabatã, município de Mucuri, no extremo sul da Bahia, celebra seu vigésimo aniversário de fundação. No sábado a partir das 19h30, a Igreja contará com a presença do Pr. Fabrício Maia, e no domingo, Pastor Adonias Gavazza e o Obreiro Fábio Gazinelli.
A história da igreja começou em 2003, quando um grupo de 52 irmãos decidiu se separar da Igreja Batista Nova Jerusalém e iniciar uma nova caminhada de fé e fervor pela Obra de Deus em Itabatã.
Movidos pela expectativa do revestimento da unção do Espírito Santo, os membros fundadores da igreja criaram a Igreja Batista Nacional De Missões, acolhida pela Igreja Batista Calvário de Posto da Mata. No entanto, após quatro anos, ainda não tinham sido realizados batismos como se esperava.
Em janeiro de 2007, durante uma assembleia ordinária, foi tomada a decisão de buscar um apoio espiritual em um ministério decente e comprometido com o Reino de Deus. Foi então que a igreja se uniu à Igreja Evangélica Batista de Vitória, liderada pelo pastor João Brito, que abençoou a vida da IEBI e ajudou a adquirir o terreno onde hoje está construído o templo.
Segundo o Pastor Presidente, Paulo Barreiros, toda a construção do templo foi realizada com recursos próprios, fruto da ajuda de cada membro da igreja e da solidariedade de pessoas de outras religiões, que sentiram o desejo de contribuir para a obra de Deus. “Não tem nenhuma ação política ali, não tem um saco de cimento político, não tem um tijolo doado por um político. Tudo ali foi recurso mesmo do povo, que se uniu e fez a obra acontecer. Deu desde o início até a finalização. Não pedimos dinheiro emprestado, não fomos, não recorremos ao banco pra fazer empréstimo de jeito nenhum”, afirmou.
Atualmente, a IEBI conta com duzentos membros no hall de membros. A igreja possui, ainda, um acampamento construído na região de Costa Dourada, entre Costa Dourada e Praia do Gesuel. O acampamento possui um refeitório, salão de culto, dois banheiros e área de camping. O próximo projeto da igreja é a construção de dois alojamentos, masculino e feminino, para o acampamento.
A Igreja ainda possui uma Congregação estruturada no povoado de 31 de Março (Divisa), que é cuidada pelo Pastor Fernando Rocha, um terreno para construir o templo próprio.
Ao longo desses 20 anos, a IEBI enfrentou muitos desafios e contratempos, incluindo perseguições e críticas de pessoas que não acreditavam na capacidade da igreja de construir um templo. Mas, com fé e determinação, os membros da igreja conseguiram superar todas as dificuldades e se tornaram um exemplo de perseverança e solidariedade.