Xandão Seixas propõe ao Executivo que portadores de doenças raras e genéticas tenham atendimento prioritário em Mucuri
Por Rubem Gama*
Na última terça-feira, dia 21 de março, durante a 4ª Sessão Ordinária de 2023 na Câmara Municipal de Mucuri, o Presidente da Câmara Vereador Alexandre Deolinda Seixas, o Xandão Seixas (PODE). apresentou a Indicação nº 031/2023, de sua autoria, que propõe o atendimento prioritário aos portadores de doenças raras e genéticas no município de Mucuri, seguindo os preceitos da Lei Federal nº 10.048/2000.
De acordo com a lei mencionada, pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo devem ter atendimento prioritário nas repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras. Xandão Seixas argumenta que os portadores de doenças raras, que desenvolvem deficiências físicas e mentais, também merecem o mesmo atendimento prioritário, uma vez que possuem limitações idênticas ou até maiores.
A proposta é justificada pela necessidade de garantir o direito de atendimento prioritário aos portadores de doenças raras, que sofrem com a ampla diversidade de distúrbios e sintomas que apresentam. Segundo Xandão Seixas, menos de 10% das mais de sete mil doenças raras conhecidas contam com tratamento específico, e a maioria de seus portadores passa anos até obter o diagnóstico correto. Ele afirma que é injusto que o portador de doenças raras não tenha assegurados os mesmos direitos das pessoas elencadas na legislação federal.