Câmara de Mucuri presta homenagem póstuma ao Pr. Vanoir Torres; Moção de Pesar foi proposta pelo vereador Sula
Por Rubem Gama*
Durante a 4ª Sessão Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Mucuri, realizada na tarde da última terça-feira (21/03), o vereador Edson Silva de Matos, mais conhecido como “Sula Policial” (PODEMOS), apresentou a Moção de Pesar número 02/2023 em homenagem póstuma ao Pastor Vanoir Torres de Oliveira, que faleceu aos 51 anos de idade, no último dia 4 de março, vítima de acidente automobilístico. A Moção de Pesar foi aprovada por todos os vereadores presentes.
Vanoir deixou sua marca por onde passou
A leitura da breve dissertação sobre o Pastor Vanoir foi feita por Elvacy Venâncio, diretor de Relações Institucionais da Câmara de Mucuri, que destacou a trajetória do pastor, desde a conciliação das funções de profissional da educação e da psicanálise na primeira Igreja Batista de Itabatã até a sua passagem pela Igreja Batista do Planalto em Belo Horizonte, onde exerceu seu último ministério.
Além disso, a dissertação enfatizou a relação de respeito e harmonia que o Pastor Vanoir mantinha com as lideranças de outras denominações cristãs, tendo criado a Associação das Igrejas Evangélicas do município de Mucuri e articulado a criação da Semana dos Evangélicos do município. Ele também participava ativamente de cultos ecumênicos ao lado de representantes de outras igrejas.
Apesar de sua igreja estar distante de ações da política partidária, o Pastor Vanoir foi cogitado para formar uma chapa majoritária com o Padre Edvaldo, mas nunca almejou cargos eletivos de cunho político. No entanto, seu perfil de cidadão ativo e participativo o impulsionou a organizar e a coordenar com eficácia o primeiro grande debate político entre candidatos a prefeitos do município nas eleições de 2000.
O pastor Vanoir Torres de Oliveira deixou um legado importante para a igreja Batista em Minas Gerais e para a obra missionária no Brasil e em outros países. Ele teve uma longa trajetória como gerente de missões, formando e capacitando missionários, além de ampliar a atuação do trabalho Batista por meio da implantação e revitalização de igrejas, realização de congressos e campanhas.
Além disso, o pastor Vanoir destacou-se nas parcerias da igreja Batista com os norte-americanos no evangelismo e construção de capelas, tendo construído quase 30 capelas em sua gestão.
Sua atuação na ajuda às famílias atingidas pela tragédia da barragem em Mariana e em Brumadinho demonstra sua dedicação às causas sociais e à união entre os Batistas.
O pastor Vanoir deixou a viúva Vera Lúcia Lima Cavalcante de Oliveira e dois filhos, Vinícius e Viviane Torres de Oliveira. A Câmara Municipal de Mucuri manifestou suas sinceras condolências e registrou em seus anais o falecimento do pastor, expedindo ofício à família enlutada.
Por fim, a citação bíblica de Filipenses 3:20-21 deixa clara a fé e a esperança cristãs que o pastor Vanoir Torres de Oliveira viveu e pregou durante toda a sua vida: “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. ²¹Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso”.
Vereadores falam sobre o Pastor Vanoir
Durante a homenagem, três vereadores fizeram uso da palavra. O vereador Sula destacou a importância do pastor não só para a família, mas também para a igreja e para todo o município, citando serviços sociais que ele prestou até mesmo sem o conhecimento de muitos. O vereador Carlos Jesus Brito lembrou que o pastor Vanoir era uma grande liderança da Primeira Igreja Batista e sempre esteve disposto a ajudar as pessoas, além de ter uma boa relação com a comunidade do município. Por fim, o vereador Ademar Amaral destacou a sabedoria e o conhecimento religioso do pastor, que não fazia acepção de pessoas ou religiões, e lamentou a perda para a igreja, a família e todos aqueles que conviveram com ele. Todos os vereadores expressaram suas condolências à família e pediram a Deus que console os corações de todos os que foram impactados pela morte do pastor Vanoir.
Após aprovada, o presidente da Câmara Municipal de Mucuri, Alexandre Deolinda Seixas, “Xandão Seixas” (Podemos), convidou o vereador Sula para fazer a entrega do documento oficial de homenagem ao pastor Elífio Evangelista Morais Junior e demais membros presentes da PIBI – Primeira Igreja Batista de Itabatã.
Pastor Elífio Evangelista
O Pastor Elífio fez um discurso emocionado durante a homenagem póstuma ao Pastor Vanoir, falando sobre a importância da vida e da morte. Ele destacou as realizações do falecido pastor e ressaltou que a morte é um momento de reflexão, que nos faz pensar sobre o que realmente tem valor na vida. Ele incentivou as pessoas a viverem intensamente, perdoarem e valorizarem os relacionamentos, em vez de acumularem coisas materiais. Para o Pastor Elífio, a morte serve como um ponto de reflexão que nos ensina a viver melhor e a apreciar o que realmente importa na vida.
A homenagem póstuma ao Pastor Vanoir Torres de Oliveira emocionou os presentes na sessão da Câmara Municipal de Mucuri e reforçou o legado deixado por ele não só na comunidade evangélica, mas também na sociedade como um todo.