Política e Cidades

Conferência da saúde em São Mateus para garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia caramba

Várias entidades públicas – com destaque para a Secretaria Municipal de Saúde – , privadas, estudantes e servidores da Saúde Municipal, participaram na última quinta-feira (16) da 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada pelo Município no auditório da UniVC, em São Mateus. Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, a Conferência é a fase municipal, onde são apresentadas e debatidas as propostas para serem levadas à Conferência Estadual, que acontece em quatro etapas.

O objetivo do evento, de periodicidade anual, é a melhoria e aperfeiçoamento contínuos do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas políticas, verificadas nas esferas municipal, estadual e nacional.

Para o secretário municipal de saúde, Henrique Follador, “a Conferência é a ferramenta, o nosso palco de apresentação e discussão de políticas públicas do setor. E as propostas fazem a diferença para o Município e para o SUS como um todo”.

Estado


O representante do Conselho Estadual de Saúde no evento, Mansur Cadais Filho, elogiou a eficiência e organização das políticas de São Mateus, não apenas na Saúde, mas em outras áreas sociais: “Políticas de Saúde não pertencem a Governos, e sim a Estados. Quanto mais assumem caráter permanente, mais trazem retorno para o investimento realizado, ao contrário das ações transitórias que são, via de regra, abandonadas pela gestão sucessora e deixam usuários órfãos.”

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta