DestaquesDireitos Humanos

CREAS e Secretaria de Assistência Social de Mucuri promovem encontro para discutir a luta pelos direitos das mulheres

O evento contou com a participação da superintendente de prevenção à violência Major Denice Santiago, e da diretora de direitos humanos Tenente-coronela Cleydi Milanezi, da Polícia Militar da Bahia, como facilitadoras da Roda de Conversa

Por *Rubem Gama

Na manhã desta quarta-feira (15/03), a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, realizaram um evento, onde as mulheres que CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, realizaram um evento, onde as mulheres que atuam na rede de proteção social da prefeitura de Mucuri, participaram de um encontro no Auditório Rosalvo Francisco da Silva na Câmara de Vereadores. O encontro teve como tema “8 de Março: Origens e Significados” e foi mediado pela Advogada do CREAS, Luanda Mai. na rede de proteção social da prefeitura de Mucuri, participaram de um encontro no Auditório Rosalvo Francisco da Silva na Câmara de Vereadores. O encontro teve como tema “8 de Março: Origens e Significados” e foi mediado pela Advogada do CREAS, Luanda Mai.

A ação, que contou com a parceria da equipe do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, faz parte de um cronograma de atividades realizadas pela Secretaria de Assistência Social de Mucuri com o objetivo de partilhar entre as mulheres a importância e o significado da luta por direitos e respeito que a data de 8 de Março representa.

O evento contou com a presença de alunas do Colégio Estadual Jaci Ferreira, do Secretário Municipal de Assistência Social, Nodje Walter Diamantino, da Coordenadora do CREAS, Madalena Sperandio, de policiais militares da 89ª CIPM e de representações de diversos órgãos como Conselho Tutelar, da educação, saúde, instituto de idosos e pessoas da comunidade do município.

Durante a Roda de Conversa, a Major Denice Santiago e a Tenente-coronela Cleydi Milanezi, que atuaram como facilitadoras, explanaram sobre a trajetória da mulher nas forças de segurança pública, especialmente na Polícia Militar da Bahia, e divulgaram as atividades e ações da Secretaria de Segurança Pública na prevenção e enfrentamento das violências, especialmente contra a mulher.

A coordenadora do CREAS, Madalena Sperandio, destacou a importância da participação dos representantes de todas as secretarias, como a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde. Ela agradeceu também a presença da Major Denice Santiago e da Tenente-coronela Cleydi Milanezi que, prontamente, atenderam seu convite para enriquecer o evento.

O evento foi considerado um sucesso pelos participantes e reforçou a importância da união das mulheres na luta pelos seus direitos e pela igualdade de gênero. A Secretaria de Assistência Social de Mucuri promete continuar realizando ações para conscientizar a população sobre a importância do respeito e da proteção às mulheres.

Entre eles, estiveram presentes os integrantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que organizou o evento, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), empresários locais e autoridades militares. 

A diversidade de participantes mostrou a importância da união de diferentes setores da sociedade para a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Nodje Walter, enalteceu a realização do evento e destacou a importância da participação das mulheres da rede de proteção social e das palestrantes Major Denice Santiago e Tenente-coronela Cleydi Milanezi, da Polícia Militar da Bahia. 

“Foi um momento muito importante para partilhar experiências e conhecimentos, fortalecer a luta pelos direitos das mulheres e promover o empoderamento feminino”, afirmou o Secretário. 

Nodje também elogiou a equipe do CREAS pela excelente organização e ressaltou que as participantes da Roda de Conversa terão a missão de multiplicadoras para que mais pessoas sejam impactadas com toda a riqueza do evento. 

“É um trabalho contínuo e que deve ser disseminado para que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou Nodje Walter.

Comunicar erro:

E-mail: contato@rubemgama.com

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta