DESTAQUE SÃO MATEUS

Aproximação com o ministro da Integração, convite para Lula visitar São Mateus: Eis o ‘L’ de Daniel

Por Rubem Gama*

Daniel Santana é imparável. Mesmo enfrentando uma oposição cada vez mais covarde e implacável, tem a manha de transformar São Mateus para melhor. Para bem melhor. Mas não é fácil, “e se não tiver instrução profissional, não entra não”. No complicado jogo político, as decisões do prefeito têm trazido muitos benefícios para a população, sobretudo a mais carente, que ele não cansa de repetir, “que é quem mais precisa do Poder Público.” 

Vejamos: 

Durante o período eleitoral Daniel não teve dúvidas em apoiar e fazer campanha para o então candidato à reeleição, governador Renato Casagrande. Deu Casão na cabeça, no primeiro e segundo turno em São Mateus e Espírito Santo.

Ainda durante a campanha enfrentou os fascistas bolsominions – sim, aqueles mesmos que defendem que um certo deputado “da federal”, fascista e agressor de mulheres, tenha em São Mateus sua casa – e fez o ‘L’: acertou na veia e comemorou a vitória do seu candidato, o presidente Lula. E foi a primeira vez na história da política brasileira em que um presidente – aquele que contrabandeou 16 milhões em joias dentro de um cavalo de porcelana, entre outros paranauês sinistros – tentou e não conseguiu se reeleger.

Daniel Santana e vários de seus secretários estiveram no Gabinete do governador Renato Casagrande, onde se encontraram com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes, homem forte do Governo Lula e que esteve no Espírito Santo para o lançamento do Fundo Cidades 2023.

Aí teve anúncio de repasse de recursos aos Municípios para mitigarem os efeitos dos excessos pluviométricos do final de 2022, quando São Mateus foi um dos Municípios mais afetados e que melhor gerenciou a emergência – na opinião do próprio Renato Casagrande. Teve pose pra foto fazendo o ‘L’ de Lula, e teve conversas de bastidores que prometem grandes novidades para São Mateus em 2023.

Uma vez que Daniel foi o único prefeito do Estado que teve coragem e ousadia para sair às ruas e fazer campanha para Lula, e o presidente eleito pocou em São Mateus, o terreno é favorável para colher alguns frutos que nenhuma gestão anterior conseguiu.

Um exemplo? Para começar, a Universidade Federal de São Mateus, com a criação de um curso de Medicina. E Daniel Santana já mandou o convite para Luiz Inácio visitar as terras mateenses. Assim, Daniel terá sido o único prefeito da história do Espírito Santo a ter trazido não um, mas dois presidentes em visita ao Município. 

Daniel Santana é mesmo imparável. E seus movimentos há muito não ficam restritos a São Mateus. Daniel é produto exportação Made in Sama. Marca registrada, consagrada. O prefeito mais famoso do Brasil. E quem ganha com isso é o povo, “que mais precisa do Poder Público.”

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta