Cidades e Polí­tica

Iniciativa do vereador André do Sindicato busca combater a fome e fortalecer a agricultura familiar com “Programa Cozinha Solidária” em Mucuri

Por Rubem Gama

Com o objetivo de combater a fome e promover a inclusão social, um Projeto de Lei está em tramitação na Câmara dos Deputados, e com base nele, o vereador André de Jesus Flores, “André do Sindicato”,  (REDE)  propõe ao prefeito a criação do Programa Cozinha Solidária em seu município. O programa visa a distribuição gratuita de alimentos para a população em situação de vulnerabilidade e risco social, incluindo pessoas em situação de rua.

André do Sindicato apresentou, na tarde desta  terça-feira, 7, na 2ª Sessão Ordinária de 2023 a Indicação de nº 003/2023, que recomenda ao Executivo Municipal a criação do Programa Cozinha Solidária em Mucuri. Após leitura e discussão, a propositura foi aprovada por todos os vereadores presentes.

A iniciativa prevê que a distribuição das refeições ocorra em espaços sanitariamente adequados e forneçam uma base nutricional alta, além de respeitar a cultura alimentar regional. Segundo o vereador, as cozinhas solidárias constituem uma iniciativa destinada a atender de maneira imediata quem hoje passa fome no Brasil, não somente nas capitais, mas também nas pequenas cidades, distritos e povoados, onde os níveis de miséria são alarmantes e muitas vezes esquecidos pela classe política.

O programa pode ser um importante aliado na luta contra a fome e na promoção da agricultura familiar e retomada do Bolsa Família. O vereador acredita que os municípios podem ter um papel relevante dentro do Programa, que pode ser uma forma de fortalecer a economia local e garantir uma alimentação de qualidade para aqueles que mais precisam.

A criação do Programa Cozinha Solidária é uma iniciativa que pode ajudar a aliviar a situação de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco alimentar, e promover a inclusão social desses indivíduos. O vereador espera que a proposta seja considerada e que o município possa contribuir com a redução da fome e da desigualdade social.

A recomendação segue para o Executivo Municipal.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta