Mulheres suspeitas de fornecer celulares para presos são detidas com 27 telefones no ES
Suspeitas foram flagradas com os aparelhos na manhã desta quarta-feira (15), no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, na Grande Vitória
Duas mulheres, uma de 23 e outra 31 anos, foram detidas com 27 celulares, na manhã desta quarta-feira (15), durante uma operação da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), Polícia Civil e Polícia Militar, no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, Grande Vitória. A dupla é suspeita de fornecer os aparelhos para presos do regime semiaberto.
As investigações apontaram que as suspeitas levavam os aparelhos, em sacolas e identificados, todos os dias de manhã ao terminal, entregavam para os detentos e à noite recolhiam, levavam os aparelhos para casa e os recarregavam.
Apesar do regime semiaberto permitir que presos saiam dos completos de Xuri e Viana para trabalhar, uma das limitações é a proibição do uso de telefones.
Weleson Vieira, policial penal e diretor da operação, informou que as suspeitas já vinham sendo investigadas após o recebimento de denúncias pelo Disque Denúncia – 181.
“Uma delas namora com um preso do regime semiaberto e a outra tem familiares presos. Alugaram um imóvel nas proximidades de Campo Grande para facilitar e alegaram dificuldade de trabalho e facilidade de receber esse valor por parte dos presos”, disse Weleson.
A Polícia Civil informou que dos 27 aparelhos apreendidos, 11 estavam desbloqueados e não tinham restrição de furto ou roubo.
As mulheres foram ouvidas e liberadas após a autoridade policial entender que não havia elementos suficientes para lavrar auto de prisão em flagrante naquele momento.
Os aparelhos apreendidos serão periciados e o caso segue em investigação. Caso a Justiça determine, os presos que fizeram uso dos celulares podem ser penalizados e voltar para o regime fechado.