Destaques

Município de Mucuri é novamente vice-campeão no ranking da saúde pública no extremo sul da Bahia

Os municípios de Caravelas, Mucuri e Lajedão se destacaram novamente no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil na análise dos extratos de desempenho dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022. Nas últimas avaliações do Ministério de Saúde, o município de Mucuri chegou alcançar o topo do ranking da saúde pública no extremo sul da Bahia nos dois primeiros quadrimestres de 2022. E por meio da avaliação do último quadrimestre do ano passado, começa 2023, como segundo município da região mais bem posicionado no ranking da saúde pública.

Mucuri saiu do 7º lugar – posição ocupada em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu o governo. Assim, as notas após avaliação dos índices, mantinham o município de Mucuri no 3º lugar ainda no primeiro quadrimestre, 2º lugar no segundo quadrimestre e manteve a 2ª colocação no terceiro quadrimestre de 2021 e chegou a 1º posição no ranking nos dois primeiros quadrimestres de 2022.

Na análise dos extratos de desempenho, os municípios de Caravelas, Mucuri e Lajedão alcançaram na região dos 21 municípios do extremo sul da Bahia, pontuações acima das metas estabelecidas, ganhando destaque na macrorregião e no estado da Bahia. Na prática, os municípios mais bem colocados que são Caravelas, Mucuri e Lajedão serão premiados com uma fatia de recursos financeiros para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária.

Esses recursos fazem parte do Previne Brasil, novo modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, destinados aos municípios que alcançarem as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do programa. Os recursos servirão para o custeio da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde de cada município.

O Previne Brasil é um programa federal que avalia o desempenho dos municípios nos atendimentos de gestantes, odontologia, testagem de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), tratamento de hipertensão, diabetes, entre outros procedimentos considerados parte da Atenção Básica à Saúde. Os indicadores vão sendo avaliados até chegarem no Indicador Sintético Final.

Para o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, a consequência dos números é fruto da persistência e o investimento do município, por meio da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), que nos primeiros 2 anos de governo, promoveu uma grande diferença de melhorias na saúde pública, elevando o município da 7ª posição para a 2ª posição no índice do Programa Previne Brasil.

“Desde o primeiro dia do governo do prefeito Robertinho, ele traçou uma série de diretrizes em favor da saúde pública e muitos investimentos foram feitos, com a implantação da primeira maternidade do município no Hospital São José em Itabatã, com a realização de cirurgias de alta complexidade, mutirões de saúde e um trabalho de muita responsabilidade, ao lado de uma equipe comprometida com a saúde do município. E foi investindo na atenção básica que o município tem evitado graves problemas de saúde na população, ao ponto de chegarmos e nos mantermos no topo do ranking de qualidade da saúde pública no extremo sul”, enfatizou o secretário Fernando Jardim.

RANKING DOS 13 MUNICÍPIOS DA COSTA DAS BALEIAS

1° Caravelas

2° Mucuri

3º Lajedão

4° Ibirapuã

5° Jucuruçu

6º Medeiros Neto

7º Nova Viçosa

8° Prado

9° Vereda

10º Itanhém

11º Itamaraju

12° Teixeira de Freitas

13º Alcobaça

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta