BRASIL

Chacina de família no DF: polícia encontra outros três corpos dentro de cisterna

Cadáveres foram deixados em uma fossa na região de Planaltina; vítimas ainda não foram reconhecidas
Dois homens são suspeitos de serem mandantes da morte de integrantes da própria família no Distrito Federal
Dois homens são suspeitos de serem mandantes da morte de integrantes da própria família no Distrito Federal Editoria de Arte/O Globo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) encontrou três corpos dentro de uma cisterna na região de Planaltina, que podem estar ligados ao caso da chacina da família da cabelereira Elizamar da Silva, de 39 anos. Segundo as informações divulgadas pelo G1, os policiais confirmaram a descoberta dos cadáveres durante a madrugada desta terça-feira. As identidades das vítimas ainda não foram oficialmente reconhecidas, mas já se sabe que se trata de duas mulheres e um homem.

O delegado Ricardo Viana, da 6ª Delegacia de Polícia, do Paranoá, afirmou ainda que um dos corpos femininos é de uma adolescente. Viana é o responsável pelas investigações. Até o momento, três pessoas envolvidas na história ainda estão desaparecidas. São elas: Thiago Gabriel Belchior, Claudia Regina Marques de Oliveira e Ana Beatriz Marques de Oliveira.

Thiago Gabriel, de 30, era marido de Elizamar. Ele chegou a ser apontado como um dos mandantes do crime, com base no depoimento de um dos homens presos pela polícia. A hipótese, no entanto, já foi refutada pelos investigadores. Cláudia Regina era ex-mulher de Marcos Antônio Lopes de Oliveira, o pai de Thiago. Por fim, Ana Beatriz Marques de Oliveira é filha do ex-casal Cláudia e Marco Antônio.

Até agora, sete mortes estão confirmadas. O número, no entanto, pode chegar a 10. Relembre abaixo quais membros da família já tiveram os corpos identificados pela polícia.

  • Marcos Antônio Lopes de Oliveira, de 54 anos: seu corpo foi encontrado esquartejado e enterrado no quintal da chácara usada pelos criminosos.
Marcos Antônio Lopes de Oliveira, pai de Thiago, chegou a ser apontado como um dos mandantes dos crimes — Foto: Divulgação
Marcos Antônio Lopes de Oliveira, pai de Thiago, chegou a ser apontado como um dos mandantes dos crimes — Foto: Divulgação
  • Renata Juliene Belchior, de 52 anos, e Gabriela Belchior de Oliveira, de 25 anos: esposa e filha de Marcos Antônio elas também desapareceram. A polícia acredita que os corpos de duas mulheres, encontrados carbonizados no carro da família, numa estrada em Unaí, em Minas Gerais, possa ser delas.
Renata Juliene Belchior e Gabriela Belchior de Oliveira podem ter sido vítimas de chacina cometida por dois familiares — Foto: Reprodução
Renata Juliene Belchior e Gabriela Belchior de Oliveira podem ter sido vítimas de chacina cometida por dois familiares — Foto: Reprodução
  • Cláudia Regina Marques de Oliveira e Ana Beatriz Marques de Oliveira: ex-companheira de Marcos Antônio e a filha dos dois. Elas estão desaparecidas. Chegaram a ser responsabilizadas pelo crime pelos suspeitos presos, mas hipótese foi descartada. Seus nomes constam nas anotações dos bandidos, assim como o das outras vítimas.
Cláudia Regina e Ana Beatriz: mãe e filha estão desaparecidas — Foto: Reprodução
Cláudia Regina e Ana Beatriz: mãe e filha estão desaparecidas — Foto: Reprodução
  • Thiago Gabriel Belchior da Oliveira, de 30 anos: filho de Marcos Antônio, ele segue desaparecido. Thiago teria sido atraído até o local com sua esposa e seus três filhos. Todos teriam sido extorquidos e mortos.
Thiago Gabriel os três filhos: homem está desaparecido e é suspeito de participação no crime — Foto: Reprodução
Thiago Gabriel os três filhos: homem está desaparecido e é suspeito de participação no crime — Foto: Reprodução
  • Elizamar da Silva, de 39 anos, os gêmeos Rafael e Rafaela Silva, de 6 anos, e Gabriel Silva, de 7: a mãe e os três filhos foram encontrados mortos dentro do carro da família, em chamas, abandonado numa rodovia em Cristalina (GO).
A cabelereira Elizamar Silva, de 39 anos, era esposa de Thiago — Foto: Reprodução/Facebook
A cabelereira Elizamar Silva, de 39 anos, era esposa de Thiago — Foto: Reprodução/Facebook

Crime motivado por dinheiro

A polícia suspeita que o crime esteja ligado a R$ 400 mil obtidos pela mulher de Marcos Antônio e mãe de Thiago Gabriel, Renata Juliene Belchior, de 52 anos, com a venda de uma casa em Santa Maria (DF). E a R$ 100 mil de um empréstimo pedido pela mulher de Thiago e nora de Marcos, a cabeleireira Elizamar da Silva, de 39 anos.

De 14 a 16 de janeiro, a polícia recebeu denúncias de desaparecimento de dez pessoas, todas da mesma família. Os denunciantes eram dois filhos de Elizamar, que foi assassinada: um rapaz de 24 anos e uma jovem de 18 anos, preocupados com o sumiço da mãe e os demais parentes.

Investigadores descobriram que dois carros com corpos carbonizados haviam sido encontrados em Cristalina (GO) e Unaí (MG) entre os dias 13 e 14, e o veículo achado em Goiás pertencia a Elizamar. Dentro dele, havia quatro corpos: o da cabeleireira e de três filhos — um menino e uma menina, gêmeos, de 6 anos, e um garoto de 7 anos.

O carro achado em Minas estava em nome de Marcos Antônio. Nele, estavam duas vítimas queimadas, que podem ser Renata Juliene, mulher de Marcos, e Gabriela Belchior de Oliveira, de 25 anos, filha do casal.

Por O Globo

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta