Novos investimentos para oferecer qualidade de vida e mais opções de lazer à população e aos turistas de Mucuri
Por Rubem Gama
O Balneário de Mucuri, localizado na região do extremo sul da Bahia – zona turística da Costa das Baleias -, distante, aproximadamente, 900 quilômetros da capital, Salvador. Portal de entrada para a Bahia e para o Nordeste para quem chega do Sudeste do Brasil, o município de Mucuri é um destino turístico para milhares de visitantes com muitas atrações naturais e eventos culturais, esportivos e momescos.
O povoamento de Mucuri foi fundado em 1720, quando ainda se chamava Vila de São José de Porto Alegre, um dos primeiros núcleos urbanos da tríplice fronteira dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, formado pelos temidos índios aimorés, os botocudos da Aldeia Mucuri e imigrantes alemães e suíços que vieram explorar o cultivo do café na área adjacente da foz do rio Mucuri.
O município de Mucuri foi criado em 10 de outubro de 1769, com território desmembrado de demarcações denominadas pelo Estado que tinha sede territorial na capitania provinciana da segunda vila antiga de Porto Seguro. Mucuri possui 45 quilômetros de litoral entre a área urbana e praias virgens, com belas falésias e inúmeros coqueirais. São 14,3 quilômetros no litoral norte e 30,7 quilômetros no litoral sul, tendo como limite norte-sul, a foz do rio Mucuri.
O município de Mucuri possui 18 praias na ordem norte-sul: Paia Jacutinga, Praia Jardim das Tartarugas, Praia da Vila, Praia Bahia do Sol, Praia do Pôr do Sol, Praia das Malvinas (Praia da Barra/Praia da Orla/Praia do Centro), Praia da Ponta “Boca da Barra”, Praia da Gamboa, Praia da Barra Nova, Praia do Camurugi, Praia do Josuel, Praia do Rio das Ostras “Sossego”, Praia dos Coqueiros, Costa Dourada, Praia Dois, Cacimba do Padre, Lençóis e Riacho Doce.
Balneário de Mucuri
Dentre várias atrações turísticas e naturais em Mucuri, se destacam a Passarela Ecológica do Gigica e a Passarela da Cultura, que são atrações culturais que permitem aos visitantes conhecerem mais sobre a história natural e a riqueza cultural da região.
O Balneário também conta com eventos o ano todo, dentre eles a Festa do Pescador com o tradicionalíssimo “Forró do Peroá”, Natal Iluminado, Festival da Virada “Réveillon”, um dos mais famosos da tríplice fronteira -, já o Carnaval, costuma ser um dos mais badalados do interior da Bahia pela variedade de atrações nacionais, regionais e local, o que torna Mucuri um destino ainda mais atrativo e encantador.
Potencial Turístico
É fato, que a atenção e zelo com o Turismo de Mucuri foi deixado de lado nas gestões anteriores e foi extremamente necessário, que a atual gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) tomasse as rédeas da promoção do Turismo em Mucuri – como vem fazendo nesses últimos dois anos de forma planejada e responsável. O gestor demonstra dedicação e empenho na reativação do potencial turístico do Balneário de Mucuri, recuperando e criando novas estruturas, objetivando torná-lo um destino ainda mais atraente para os visitantes.
As melhorias na infraestrutura, feitas pelo prefeito Robertinho, como o asfaltamento de ruas, praças e avenidas e a instalação de iluminação pública moderna de LED, para o desenvolvimento econômico da região e para o aumento do turismo em Mucuri. Já são visíveis que as melhorias já estão trazendo benefícios para a população local, tornando a cidade um lugar mais agradável e seguro para se viver.
Investimentos
A Prefeitura de Mucuri, com recursos próprios, está investindo R$ 10,6 milhões em obras de asfaltamento, somente na cidade de Mucuri. Além do asfalto, o município implementou outra frente de trabalho de macrodrenagem da cidade e implantou o novo sistema de drenagem pluvial de Mucuri. Atualmente são 32 grandes obras sendo executadas e outras 18 obras serão iniciadas nesses primeiros 60 dias de 2023, perfazendo um volume de R$ 86 milhões de investimentos públicos até o final deste ano.
“Temos uma missão e estamos trabalhando para que nosso objetivo aconteça, que é revitalizar o potencial turístico de Mucuri, criando empregos e impulsionando a economia do município, apoiando os comerciantes locais, tornando Mucuri uma localidade ainda mais atraente para os visitantes. Acreditamos que, dessa forma, poderemos contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e para o bem-estar do nosso povo mucuriense”, pontuou o prefeito Robertinho.
Para o prefeito, o turismo é uma atividade econômica que pode ter um impacto positivo na economia local de uma região, como Mucuri. Quando as pessoas visitam um local, elas geralmente gastam dinheiro em hospedagem, alimentação, transporte e atividades turísticas. Isso gera renda e emprego para os moradores da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Preservação Cultural
Por fim, o turismo também pode contribuir para a preservação e valorização da cultura local e do patrimônio natural de uma região. Isso pode atrair turistas interessados em conhecer a tradição e o patrimônio do lugar, gerando uma fonte adicional de renda para os moradores locais que estão envolvidos na preservação e valorização dessas características.
Segundo a presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Mucuri, a empresária Ruth Ardasse da Costa Souza, existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento turístico do município de Mucuri, e para que ele se fortaleça turisticamente, dentre eles: ações do próprio Poder Executivo Municipal de investimentos tanto na infraestrutura e embelezamento dos logradouros públicos, quanto na divulgação jornalística e publicitária dos potenciais do seu território, cujo intuito é atrair turistas nacionais e estrangeiros e, também investimentos privados para a região.
“Nós estamos vivendo um tempo novo em Mucuri, graças aos novos horizontes que a atual gestão tem nos proporcionado. O prefeito Robertinho tem nos demonstrado uma sensibilidade muito grande com as nossas necessidades de enxergar Mucuri cheia de luz e expectativas de crescimento -, tanto que vem fazendo investimentos pontuais em infraestrutura da cidade que tem impactado positivamente no comércio e no turismo da cidade. As ações do Poder Executiva nos fortalecem e motivam os comerciantes, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes a investirem nos seus negócios e ajudarem a tornar a região mais atraente”, enfatizou a presidente da ACE, Ruth Ardasse.
Valorização Turística
O empresário Paulo André, diretor do Departamento de Hotéis e Pousadas da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Mucuri e também o presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Mucuri, a forma como o atual governo municipal está gerenciando o turismo, de maneira responsável e sustentável, de modo a preservar a qualidade de vida dos moradores locais e os atrativos turísticos do destino, cria-se programas de incentivo ao turismo, como subsídios para investimentos em infraestrutura turística ou isenções fiscais, pois isso pode estimular o crescimento do turismo em Mucuri. Para ele, a forma que o município vem vendendo a imagem do município por meio das suas ações de comunicação social, tem atraído turistas e investimentos para a região.
“Estamos numa sintonia muito boa com o Poder Executivo e temos aprovado importantes medidas no Conselho Municipal de Turismo de Mucuri diante das ações inovadoras que o prefeito Robertinho tem implementado na cidade e os organismos culturais e turísticos do município trabalha paralelamente no mesmo sentido para incentivar a criação de atividades turísticas, como passeios, trilhas e outros atrativos ao ar livre, para oferecer mais opções de lazer aos turistas que chegam a nossa cidade e, que possa se encantar com a preservação do patrimônio natural e cultural do município. Afinal, é conservando e valorizando essas características, investindo no fortalecimento da economia local, que podemos transformar o turismo numa importante fonte de renda e emprego para a região”, salientou Paulo André, presidente do COMTUR.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Secretaria Municipal de Turismo de Mucuri