Xandão Seixas toma posse como presidente da Câmara de Mucuri pela 2ª vez; veja sua história
Por *Rubem Gama
Na manhã deste domingo, 1° de janeiro de 2023, foi realizada, no plenário da Câmara Municipal de Mucuri – Casa do Cidadão -, cerimônia de posse da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, composta pelos vereadores Alexandre Deolinda Seixas (PSC) – Presidente; Aguinaldo Moreira da Silva (PSD) – Vice-Presidente; André de Jesus Flores (REDE) – 1° Secretário; Hélio Alvarenga Penha (PSDB) – 2° Secretário. A eleição da nova Mesa Diretora aconteceu na 21ª Reunião Ordinária de 2022, realizada na tarde de 20/09, por 12 votos favoráveis e contrário.
O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) prestigiou a solenidade. Acompanhado do vice-prefeito Vanderlei Rezende, secretários e integrantes do governo municipal, o prefeito Robertinho compôs a mesa honorífica e em seu pronunciamento, parabenizou a nova Mesa Diretora, destacando a importância da experiência tanto política quando gestora para a realização de um trabalho Legislativo que atenda às necessidades do município.
A palavra foi franqueada a Márcio Alexandre Guerra Deolinda Seixas, filho de Xandão Seixas que, num discurso emocionante, teceu palavras elogiosas ao seu pai: “Quero utilizar a palavra para falar do vereador Xandão Seixas, que eu costumo chamar de meu paizão, e dizer que o senhor sabe, pai, que não foi nada fácil chegar até aqui, e dizer que o senhor é exemplo pra mim e para os meus irmãos. E quem diria, engraxate de sapato, entregador dos Correios, vendedor de brasinha, quem diria que o senhor tomaria posse mais uma vez na presidência desta casa. Tem uma frase que faz lembrar do senhor e ela diz assim: a vida me bateu com tanta força que ela me ensinou a persistir. A vida foi muito dura com o senhor, e o senhor, a cada dificuldade que ela te apresentava o senhor traçava e planejava voos mais altos. O senhor não deixou essa dificuldade te impedir, eu tenho muito orgulho do senhor. O senhor, além de ser meu exemplo, é meu porto seguro, meu alicerce”, pontuou Márcio Alexandre.
“Confesso que desde que eu me mudei, chorei todos os dias com saudades e vontade de voltar correndo pro seu abraço apertado, e seu abraço, e que abraço. É o único lugar que eu me sinto seguro e esqueço do mundo que está à minha volta, todos os problemas acabam. O melhor abraço que existe. O senhor pra mim é sinônimo de resiliência e resistência, eu levarei comigo tudo que aprendi com o senhor pra vida. Sem dúvidas você me ensinou a me virar e a correr atrás dos meus sonhos todos os dias. Muito obrigado por, além de ser um excelente pai, ser um companheiro e um bom amigo. Te amo muito e desejo boa sorte na sua caminhada”, finalizou Márcio Alexandre.
Em seguida foi franqueada a palavra aos parlamentares, que manifestaram apoio a nova Mesa Diretora, e reforçaram o compromisso com o bem estar coletivo dos mucurienses.
Ao usar o púlpito, O prefeito Robertinho fez referência a mãe de Xandão, dona Ernestina Seixas, que estava presente: “Teço aqui esses meus primeiros agradecimentos à senhora pelo fato que cheguei em Mucuri e a encontrei, e tem uma coisa na vida que precisamos entender, podemos escolher amigos, podemos escolher mulheres, podemos escolher várias situações da vida, mas não temos condição nenhuma de mudar o tempo e escolher família. E a senhora, a tudo o que foi tecido de elogios para o Xandão, é fruto da senhora como ser humano e mãe”. pontuou o prefeito.
O prefeito Robertinho ressaltou a parceria primordial da Câmara de Vereadores para a continuidade dos trabalhos da gestão municipal e que é preciso ter coragem para gerir a coisa pública, muitas vezes tem que dizer “não” e esse “não” nem sempre é bem aceito. “É preciso que o presidente, pela responsabilidade de gerir esta Casa, tenha o perfil de bondade, amizade e justiça, sabendo que é preciso aprender a agradar e desagradar opiniões em prol do bem de toda comunidade”, comentou o prefeito.
O presidente Xandão Seixas, em seu discurso, relembrou a trajetória política que enfrentou desde 2008, em seu primeiro mandato como vereador, até chegar à maior votação do município de Mucuri em 2020, alcançando 1279 votos.
De acordo com o presidente, sua gestão será direcionada para atender o coletivo da população mucuriense e lembrou das duas ambulâncias que foram adquiridas com recursos economizados e devolvidos pela Câmara ao executivo da gestão passada.
“Quando assumi o compromisso de entregar duas ambulâncias no meu primeiro ano de mandato como presidente, a qual entregamos em parceria, porque não existe verba de devolução carimbada, mas entregamos aqui. Eu tenho orgulho também, vereadores, porque essas duas ambulâncias, hoje a gente vê rodando no município atendendo o povo que merece atenção desta casa e do executivo”, pontuou Xandão Seixas.
Em seu discurso, Xandão Seixas se comprometeu a devolver ao Executivo, até junho, valores economizados do duodécimo da Câmara, suficiente para a aquisição de mais uma ambulância.
“Você pode ter certeza que hoje eu estou aqui pra trabalhar por Mucuri, Robertinho. não tenho divergência com o executivo, falo, tenho parcerias e vamos somar. Eu queria aqui pedir ao senhor, se possível até junho, a gente fazer uma devolução dessa casa, casada, se o senhor permitir, que a qual o senhor é gestor do executivo, para devolução de uma ambulância para Cruzelândia. Eu estou aqui me comprometendo novamente. Então, prefeito, sabemos que poderemos estar adquirindo uma Doblô, se possível, a qual atenderia Cruzelândia e Nova Brasília”, garantiu o Seixas.
UM POUCO DA HISTÓRIA DE XANDÃO SEIXAS
Alexandre Deolinda Seixas, vereador, estudante de Direito 44 anos, nascido em Mucuri, Filho da Dona Ernestina Deolinda e Otavio Seixas (in memoriam), irmão dos ex-vereadores Elias Koch (in memoriam) e Edson Koch, e as irmãs Melina, Dayane, Marlon e Dan Seixas.
Desde a infância e adolescência Xandão já demostrava a virtude do amor ao próximo, preocupado com as questões sociais ajudando sempre os mais carentes, os amigos e familiares em sua volta.
Como quase toda criança, Xandão amava jogar bola, e isso deu umas dores de cabeça para sua mãe, a Dona Enestina , pois ela amava ver o quintal plano e limpo, e ao chegar do trabalho ficava brava pois o Xandão deixava o quintal esburacados jogando bola com os colegas, porem muito do esperto, para não levar broncas da mãe pouco antes da mãe chegar do trabalho ele rastelava e aplainava todo quintal como se ninguém nunca tivesse pisado lá, e para encantar a mãe de vez lavava pratos, varria a casa, restando para a mãe só preparar comida.
Aos 14 anos já demostrava o espirito empreendedor, fabricava geladinhos de forma artesanal com ajuda mãe e de colegas interessado em ganhar uma boa comissão e logo estava com uma grande equipe dispostos a vender os deliciosos geladinhos nas portas das escolas e praia de Mucuri .
Aos 16 Xandão já tinha uma escola de datilografia onde também era instrutor, vindo depois a se tornar Gerente da papelaria Papel Center durante a década de 90.
Nas eleições de 2008, quando tinha 30 anos, incentivado pelo irmão, o ex-vereador Edson Koch, decidiu entrar para a politica, entendendo que assim poderia ajudar muito mais as pessoas. Xandão foi candidato a vereador e obteve o total de 431 votos, ficando em quinto lugar entre os mais votados, por coincidência recebeu exatamente a mesma votação que outro candidato do partido. No entanto, aquele que era mais velho ficou com a vaga, deixando Xandão como primeiro suplente. Na eleição seguinte, em 2012, preferiu não concorrer e utilizou sua liderança em apoio a outros candidatos. Finalmente, em 2016, foi eleito com 644 votos pelo PSC, sendo o segundo mais votado em todo o município. Em 2020 veio a consagração com surpreendentes 1279 votos, a maior votação obtida por um vereador de Mucuri em todos os tempos. Um marco na história dos 253 anos do nosso município.
Já nos primeiros dias de mandato, sua peculiar característica de intermediar solução de conflitos, de forma precoce, tornou-se um grande líder tanto dentro da seu partido, quanto do colegiado que compõe o poder legislativo, o que culminou em escolha unânime para presidir a Câmara Municipal de Mucuri no biênio 2019/2020. Todas as contas do mandato de Xandão Seixas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA).
*Com informações do cerimonial de posse, familiares e amigos.