Mucuri: Professores participam em massa da Assembleia do SINDISERVIM que elegeu os professores Vagner Belém e Rosivânia Gonçalves para o CACS-FUNDEB
Na manhã desta sexta-feira (30/12), a Diretoria do SINDISERVIM – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mucuri dando cumprimento ao disposto na Lei Federal nº 14.113, de 20-12-2020 em seu art. 34, inciso IV, alíneas b e d e § 2º, inciso III e de acordo com a Lei Ordinária Municipal nº 813, de 20 de maio de 2021, publicada no DOEM, Edição 2.863, Ano 11, pág. 8, de 25 de maio de 2021, realizou Assembleia para eleição de representantes dos professores da educação básica pública e dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas, para conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Professores da Educação – CACS-FUNDEB.
Com a presença de 329 votantes, o que corresponde a 64,2% do colégio eleitoral – um recorde histórico de participação – os professores elegeram por meio da plataforma Google Forms Office, o professor Vagner Ialy Belém dos Santos, dando-lhe 230 votos (69,9%), para conselheiro titular, e a professora Rosivânia Gonçalves dos Santos, com 43 votos (13,1%) para conselheiro suplente do segmento dos professores da educação básica pública. Também receberam votos os professores: Danúbia bispo da Rocha, 32 votos (9,7%), Antônio Azeitona, 28 votos (8,5%) e Geovane Alves de Jesus, 1 voto (0,3%).
Na eleição entre os pares do segmento representante dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas, ainda foi eleito como conselheiro titular o secretário escolar da Escola Municipal Raul Gazzinelli, José Márcio Conceição do Nascimento, com 43 votos (50%) e a auxiliar de secretaria da Escola Municipal Gustavo da Costa Machado, em Itabatã, Lélia Saúde Santana, com 13 votos (15,1%). Também foram votados os técnicos Terezinha de Cácia Lima de Novais (10 votos), Alvelina Maria Pereira (9 votos) e o coordenador pedagógico Rauleyle Guerra das Neves (16 votos), todavia, este último teve sua candidatura impugnada e os votos invalidados por vício formal objetivo, visto que o cargo de coordenador pedagógico é classificado legalmente como técnico-pedagógico e não como técnico-administrativo.
O professor Vagner Belém parabenizou todos os demais colegas que se candidataram e de maneira nobre souberam respeitar o resultado. “Sinto-me honrado com tamanho prestígio a mim concedido pelos colegas professores. Não posso deixar de parabenizar o SINDISERVIM pela condução responsável do processo eleitoral, primando pela transparência, segurança e participação ampla da categoria. É um sinal de maturidade, de compromisso e de respeito para com a classe, com liberdade de escolha e a democracia. Agradeço, sobretudo, a minha família, a todos meus colegas professores, diretores escolares, vice-diretores, coordenadores, orientadores e amigos que me apoiaram, votaram e torceram por mim, direta ou indiretamente.
E acrescentou o professor Vagner Belém: “Esta não é uma vitória só do professor Vagner Belém, é uma vitória da classe, do Conselho Municipal do FUNDEB, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mucuri. É uma vitória do ensino público, da educação de Mucuri. Eu acredito literalmente no ensino público. Tenho certeza e a convicção de que a nova Diretoria do CACS-FUNDEB a ser eleita possa trabalhar unida na defesa das atribuições legais do Conselho neste novo quadriênio 2023-2026”, concluiu.