Destaques

‘Seu Tixa’ e ‘Rosalvinho’ são homenageados em Sessão de encerramento do Biênio 2021/2022 da Câmara de Mucuri

Por Rubem Gama

Na tarde da última segunda-feira,19, foi realizada a 1ª Reunião Solene de 2022, encerrando os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Mucuri no Biênio 2021/2022 sob a presidência do vereador Jocélio Oliveira Brito, ‘Célio Pebas’ (PROS).

Na solenidade foram entregues obras de reforma do Plenário e dos prédios administrativos anexos à Câmara, com destaque para o cerimonial de homenagens. 

Homenagens

O Memorial Firmino Griffo Ribeiro em homenagem ao ex-prefeito ‘Tixa’ e o Auditório Rosalvo Francisco da Silva em homenagem ao ex-vereador ‘Rosalvinho’ foram apresentados e entregues a população mucuriense, amigos e familiares dos homenageados numa emocionante solenidade.

Após leitura das biografias de ‘Tixa’ e ‘Rosalvinho’ pelo cerimonialista Saullo Souza Santos – diretor legislativo da Câmara Municipal de Mucuri -, foram entregues as Comendas aos familiares.

O servidor público Rosthand Loures, filho de ‘Rosalvinho’, acompanhado da sua mãe Lizethe Loures da Silva, usou o púlpito para agradecer pela homenagem e compartilhar um pouco da trajetória do seu pai.

O ex-prefeito Paulo Alexandre Matos Griffo, ‘Paulinho de Tixa’, acompanhado de sua mãe Rosilma Matos Griffo, mais conhecida como ‘dona Ziminha’, e sua irmã Alba Valéria Matos Griffo Gonçalves – esposa do ex-vereador Carlos Gonçalves de Souza – manifestou muita gratidão aos parlamentares e ao povo presente.

Antes da última parte da Sessão Solene, destinada ao Grande Expediente, com o livre pronunciamento dos Vereadores, o Presidente Célio franqueou a palavra ao representante da Loja Maçônica Vigilantes de Itabatã, Geovani Costa Cordeiro, e ao prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o ‘Robertinho’. Ambos enalteceram a decisão da Câmara de homenagear duas ilustres personalidades que compuseram a história de Mucuri.

No Grande Expediente, os Vereadores Edison Silva de Mattos, ‘Sula’ (PSC), Aguinaldo Moreira da Silva, ‘Aguinaldo Sem Teto’ (PSD), Carlos de Jesus Brito, ‘Carlinhos da Ótica’ (REPU), Ademar Amaral de Souza (PSB), Alexandre Deolinda Seixas, ‘Xandão Seixas’ (PSC) e Roberto Silva dos Santos Junior, ‘Roberto Jr.’ (UB) enalteceram os homenageados compartilhando as suas virtudes como homens públicos atuantes que foram.

“Seu Tixa”, foi um dos homens mais importantes da região, pai de uma família tradicional, que grande influência exercia nesta região de tríplice fronteira, um ser humano de grande coração, homem do povo, uma grande memória e um eterno apaixonado pela política.

Nascido em 28 de janeiro de 1941, na cidade de Brejetuba, no extremo oeste da região serrana do Espírito Santo, se tornou arrimo de família ainda na adolescência e foi ele que assumiu a chefia da casa e criou todos os seus outros três irmãos e duas irmãs. Ainda jovem, chega ao município de Mucuri, quando se tornou um dos principais precursores da fundação do distrito de Itabatã, atualmente o 3º maior do Brasil. Se tornou vice-prefeito de Mucuri no governo Gustavinho na gestão 1973/1976 e em 1992 foi eleito prefeito para um mandato que seria compartilhado por decisão do Superior Tribunal de Justiça, se tornando prefeito de Mucuri (1993/1996), tendo exercido o cargo pelos primeiros dois anos, até 18 de outubro de 1994.

Tixa morreu por complicações cardíacas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, na madrugada do dia 09/03/2022, aos 81 anos.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta