Xandão quer cicloturismo em Mucuri em escala local e regional envolvendo o balneário de Costa Dourada
Por Rubem Gama
Na 29ª Sessão Ordinária de 2022, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Mucuri, na tarde da última terça-feira (06/12), dentre as várias proposituras apresentada por parlamentares, uma se destaca em função da sua importância turística e econômica. O Vereador Alexandre Deolinda Seixas, “Xandão Seixas” (PSC), através da Indicação nº 191/2022, recomendou ao Executivo Municipal a criação de um ‘Projeto de Cicloturismo em Mucuri’, visando fomentar as práticas esportivas, incluindo a região de Costa Dourada e do vizinho município de Nova Viçosa.
Após o rito regimental, a propositura foi aprovada por unanimidade e seguiu para apreciação do Chefe do Executivo, prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, ‘Robertinho’ (UB).
“É possível implantar no Município uma rota de ciclovia que poderá apresentar condições de desenvolvimento paralelo ao turismo, com trilhas seguras para a prática do ciclismo em escala local e regional”, justificou Xandão.
O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo, bem como proporcionar o conhecimento de outras culturas e costumes das cidades visitadas.
De acordo com o Xandão Seixas, o projeto deve ser iniciado com um estudo de viabilidade de roteiros de cicloturismo pelo interior do município de Mucuri, incluido Costa Dourada e o município e Nova Viçosa.
“Deste estudo o Executivo precisa viabilizar investimentos que permitam a expansão das atividades já existentes nos segmentos do turismo local, impulsionando a economia e qualidade dos produtos ofertados no interior. A proposta das rotas de cicloturismo é oferecer ao morador e ao visitante a experiência de pedalar por áreas do interior do município e visitar as belezas até então desconhecidas por parte da população”, destaca o parlamentar.
“O cicloturismo é uma atividade em crescimento em todo o mundo. Ele atrai cada vez mais praticantes e desperta o interesse de muitos empreendedores investirem ao longo dos roteiros”, destaca Xandão.