Destaques

Lula e Jerônimo vencem as eleições gerais; em Mucuri, veja quem foi grande vencedor e quem saiu enfraquecido

Por RubemGama

No primeiro turno das eleições de 2022, no município de Mucuri o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o ‘Robertinho’ conseguiu fazer dos seus candidatos campeões de votos: Deputado estadual, Sandro Régis, (com 3.501 votos), deputado federal Neto Carletto (com 3.874 votos) e governador ACM Neto (com 7.591 voto). lembrando que no primeiro turno, estes candidatos ficaram em primeiro lugar com votações expressivas, deixando para trás, na lanterna, os candidatos apoiados pelo time de Gelson da Padaria e o time de Paulinho de Tixa. 

Não podemos deixar de lembrar que no primeiro turno, o time de Paulinho de Tixa também “apoiou” Neto para Governador e o time de Gelson da Padaria ficou com Jerônimo e Lula.

Vamos falar do segundo turno:

O petista Jerônimo Rodrigues foi eleito governador da Bahia numa disputa contra ACM Neto do União Brasil.

O ex-presidente Lula venceu a disputa contra o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição na corrida presidencial deste ano.

Imagem recortada das redes sociais – Autor da montagem desconhecido

O QUEM É O PAI DA CRIANÇA?

Foi divulgado pelo time de Paulinho de Tixa, um card, que rodou as redes sociais, com uma imagem do prefeito Robertinho ao lado de ACM Neto e Bolsonaro, seus candidatos, com a seguinte legenda: TIME DA DERROTA. E ao lado, uma imagem do ex-prefeito Paulinho de Tixa com o governador eleito Jerônimo e Lula, presidente eleito com a seguinte legenda: TIME DA VITÓRIA. Nesse contexto, o time de Paulinho de Tixa reivindica e se apodera dos votos de Jerônimo e Lula, numa tentativa de desmerecer Gelson da Padaria, uma liderança de peso na política de Mucuri

VAMOS PENSAR UM POUCO

Primeiro: Porque Paulinho mudou de lado. Num momento, ele e seu grupo político pedem voto para ACM Neto, no outro momento, no segundo turno, abandona Neto e se bandeia para o lado de Jerônimo onde está seu grande aliado, Geddel Vieira Lima… É aquele mesmo que encontraram em seu apartamento dezenas de malas contendo mais de R$51 milhões em dinheiro vivo. 

Deixando a teoria da conspiração de lado, vamos aos números do segundo turno da eleição, e entender, de uma vez por todas, qual é o time da vitória e qual é o time da derrota. Ao contrário do que os adversários afirmam- levianamente -, os candidatos de Robertinho no primeiro turno performaram de forma espetacular, com todos eles alcançando os primeiros lugares no ranking de mais votados.

No segundo turno, não há o que se discutir, visto que, numa matemática simples, de 4ª série, é fácil perceber qual o time realmente foi o grande vencedor.

Paulinho de Tixa, num movimento um tanto desleal, fez o que a população está dizendo aos quatro cantos do Município, nos bares e salões de cabeleireiro: O homem ‘virou a casaca’ e seu time partiu para o lado dos candidatos do PT.

Enquanto isso, o prefeito Robertinho e Gelson da Padaria, mesmo em lados opostos nesta eleição, se mantiveram fiéis aos seus candidatos que, por sinal, desde a pré-campanha, já tinham vestido a camisa e declararam apoio aos seus respectivos candidatos.

Veja no quadro abaixo as votações dos candidatos:

JERÔNIMOACM NETOLULABOLSONARO
1º turno
Robertinho/Paulinho
7.591 VOTOS8.197 VOTOS
2º turno
Robertinho
10.972 VOTOS
3.381 VOTOS A MAIS
8.897 VOTOS
800 VOTOS A MAIS
1º turno
Gelson da Padaria
6.687 VOTOS11.160 VOTOS
2º turno
Gelson e Paulinho
8.724 VOTOS
2.027 VOTOS A MAIS
11.370 VOTOS
210 VOTOS A MAIS
Tabela comparativa dos votos de primeiro e segundo turnos

Fica evidente, claro como um cristal, que o time do ‘pé de manga’, ou seja, o time de Paulinho de Tixa não acrescentou em nada com seu apoio, nem no primeiro e nem no segundo turno.

Observando os números, entendemos que, quando Paulinho mudou de lado, saindo de ACM Neto para apoiar Jerônimo e Lula, os mesmos candidatos de Gelson da Padaria, não vislumbramos nenhuma alteração positiva na votação de Jerônimo. Muito pelo contrário, ao deixar de apoiar Neto, a campanha ganhou fôlego e o time de Robertinho pode oferecer uma votação para governador e para o presidente Bolsonaro mais expressiva do que no primeiro turno.

Como perguntar não ofende, precisamos saber: qual a diferença de votos de Jerônimo e Lula do primeiro para o segundo turno? Dessa diferença de votos, quantos votos podemos atribuir a Paulinho, ou seja, quantos votos Paulinho deu para Jerônimo? Observe na tabela acima e tente fazer este cálculo. Todos que fizeram os cálculos, chegaram à conclusão de que o chefe do ‘pé de manga’, não consegue dar votos para ninguém, ao contrário, tira. Visto que, justamente quando ele abandonou ACM Neto, foi quando Neto mais cresceu no município.

Fato é que o prefeito Robertinho e seu time foram os grandes vencedores nesta eleição de 2022.

(Use a caixinha de comentários para dizer o que você acha disso tudo?)

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta