ELEIÇÕES 2022

Votação expressiva dos candidatos de Robertinho, o consagra como a maior liderança política de Mucuri

Um político discreto e leal aos seus princípios éticos, o prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) que apoiou no primeiro e no segundo turno, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) para o governo da Bahia conseguindo ampliar votação nas eleições deste domingo (30/10), disse que ACM Neto sai dessa eleição como grande vitorioso. “ACM Neto sai muito grande desta eleição, realmente como grande vitorioso. As pessoas estão deixando de lado ‘politicagem e partidarismo e buscando soluções para o seu dia a dia, ações governamentais’. E isso o grupo político do prefeito ACM Neto tem demonstrado, o que resulta na vitória do grupo, que elegeu mais de 50% dos prefeitos nas maiores cidades da Bahia. Mas, o regime democrático é assim, agora é pensar no município de Mucuri e na Bahia -, aqui em Mucuri a nossa grande arma é o diálogo”, salientou Robertinho.

No primeiro no turno, o prefeito Robertinho conseguiu proporcionar uma votação expressiva aos seus candidatos, principalmente no distrito de Itabatã, o maior aglomerado urbano do município, começando com o seu candidato a governador ACM Neto (UB), que obteve 7.591 votos (39,58%), contra 6.687 votos (34,86%) do seu principal opositor Jerônimo Rodrigues (PT). Os candidatos a deputado federal e a deputado estadual de Robertinho foram os mais votados no município de Mucuri. O candidato a deputado federal Neto Carletto (PP), campeão de votos na Bahia, o 5º mais bem votado do Estado e o 1º mais bem votado do seu partido com 164.655 votos, obteve em Mucuri o primeiro lugar, com 3.874 votos. O outro candidato de Robertinho foi o deputado estadual Sandro Régis (UB) que se reelegeu para o 6º mandato com 76.361 votos e também foi o primeiro colocado em Mucuri com 3.501 votos, sendo que o segundo colocado foi o deputado estadual Carlos Robson “Robinho” (UB) que se reelegeu para o seu 3º mandato com 65.681 votos, tendo obtido 2.548 votos no município de Mucuri, também apoiado pelo grupo de Robertinho, em Itabatã.

Neste segundo turno o prefeito Robertinho abraçou ainda mais a campanha de ACM Neto ao governo do Estado e conseguiu ampliar a sua votação no município. ACM Neto saiu dos 7.591 para os 10.972 votos (55,71%) contra 8.724 votos (44,29%) do governador eleito Jerônimo Rodrigues. Neste segundo turno, o prefeito Robertinho também declarou publicamente o apoio à reeleição do candidato Jair Bolsonaro (PL) que no primeiro turno havia sido o segundo colocado no município com 8.197 votos (40,24%), atrás de Lula (PT) com 11.160 votos (54,79%. No segundo turno, a vantagem foi acrescida, mas Bolsonaro se manteve na segunda colocação em Mucuri, com 8.897 votos (43,90%) e o candidato eleito Lula se manteve na liderança com 11.370 votos (56,10%).

Robertinho, que deu maioria de votos a todos os seus candidatos no primeiro turno foi, no segundo turno, o grande vitorioso, devido a excelente votação obtida por Acm Neto e Jair Bolsonaro, visto que o embate eleitoral no município de Mucuri foi contra duas grandes lideranças políticas ativas. De um lado, apoiando o presidente Jair Bolsonaro e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, está Robertinho e seu grupo. Em oposição, apoiando o presidente Lula e o Jerônimo Rodrigues, estavam duas fortes lideranças políticas de Mucuri, o empresário e ex-vice-prefeito Gelson da Padaria (Repu) e Paulinho de Tixa (PSB).

Numa conta rápida é fácil perceber que a votação dos candidatos de Robertinho no município – que é o que interessa neste momento – é muito superior à dos grupos dos seus adversários, visto que eles precisam dividir os votos por dois, enquanto Robertinho e seu grupo não tem com quem dividir, uma vez que fez ‘caminhada solo’.

Mesmo tendo feito oposição aos eleitos no segundo turno – Jerônimo e Lula -, Robertinho entende que a eleição terminou 17h do domingo (30/10) e não haverá empecilho algum para abrir um diálogo tanto com o governador eleito quanto com o presidente da República, a fim de trazer benefícios para o povo mucuriense.

Ao longo da sua trajetória, Robertinho construiu capilaridade política sólida e saudáveis, dialogando com as várias lideranças estadual e federal tanto de esquerda quanto de direita, conquistando assim, trânsito livre em Salvador e em Brasília

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta