ELEIÇÕES 2022

Partidos marcam para terça reuniões para decidir apoio

Simone Tebet indicou que deve apoiar Lula; Cidadania também deve apoiar o petista

Assim que a definição de que as eleições para a escolha do presidente da República iria para o segundo turno, os partidos dos presidenciáveis derrotados não demoraram em definir as datas para se reunir e decidir de que forma deverão se posicionar durante as próximas semanas deste mês: se apoiando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na noite do domingo, 2, a terceira colocada na corrida presidencial, a senadora Simone Tebet (MDB) disse que “tem lado”, mas não chegou a citar o nome de quem deverá apoiar. Ainda que tenha atuado de forma crítica à gestão de Bolsonaro, Tebet pediu que o seu partido não demore a se posicionar. O MDB já começou a consultar os diretórios estaduais, mas ainda não cravou uma data para se posicionar.

“Não esperem de mim omissão, tomem logo a decisão, porque a minha já está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Eu só espero que vocês entendam que esse não é qualquer momento no Brasil”, disse Tebet, alertado a sua sigla.

Na terça-feira, 4, o partido do quarto colocado, Ciro Gomes (PDT) também se encontrará, e a sigla indicou à CNN Brasil que deverá se posicionar até a quarta-feira, 5. Em seu discurso da noite do domingo, o ex-governador cearense pediu um tempo para pensar e se disse “preocupado” com o resultado do primeiro turno. Em 2018, Ciro preferiu não se posicionar entre Fernando Haddad (PT) e Jair Boslsonaro (PL)

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, já se posicionou favorável ao petista e indicou a sua decisão à Executiva Nacional da legenda, que também se encontrará nesta terça. Depois de elogiar a atuação de Simone Tebet durante o pleito, o dirigente comunicou o seu apoio. “Informo ainda que encaminhei à Executiva Nacional, que se reúne nesta terça-feira, às 12h, posicionamento a favor de que o partido declare apoio a Lula no 2º turno”.

Outros dois partidos que têm agenda na terça para debater o modo de agir no segundo turno são o União Brasil, da candidata Soraya Thronicke, que conseguiu a quinta melhor votação para o Palácio do Planalto, e o PSDB.

Por atarde.com.br

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta