Mucuri: Novo presidente da Câmara para o biênio 2023/2024, será definido nesta terça-feira, 20/09; Xandão é o mais cotado
A Sessão será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara (YouTube, Facebook) e pela Rádio Três Corações 97,5 FM
A 21ª Sessão Ordinária de 2022, marcada para esta terça-feira, 20 de setembro, às 17 horas, no Plenário Casa do Cidadão, e está em pauta matéria única: “Eleição para Renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mucuri para o biênio 2023/2024, nos termos estatutos no § 2° do artigo 41 da Lei Orgânica Municipal, cumulado ao artigo 20 do Regimento Interno.”
Faltando, aproximadamente, 100 dias para o encerramento do segundo período do primeiro biênio da atual legislatura, que está sendo conduzido Jocélio Oliveira Brito, o ‘Célio Pebas’ (PROS), que encerra em 31/12/2022.
PRIMEIRO BIÊNIO (2021/2022)
Em sua gestão como Presidente da Câmara de Mucuri, para a qual foi eleito em janeiro de 2021, ladeados pelos seus pares Hélio da Fisioterapia (vice-presidente), Roberto Junior (1º secretário) e Paulo do Carvão (2º secretário). O Regimento Interno da Câmara não prevê reeleição para o presidente da Câmara, portanto, o vereador Célio Pebas estará fora da disputa e se manterá exercendo a vereança até dezembro de 2024.
Célio Pebas, 50 anos de idade, oriundo de família tradicional mucuriense, é servidor público municipal do quadro efetivo, concursado desde 1994 como Técnico Agrícola, é advogado pós-graduado em direito administrativo e em gestão pública. Célio tem lidado com a posição de Presidente da Casa do Cidadão com uma postura firme e serena, sobretudo, no trato com a coisa pública como deve ser.
A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 – desde início do segundo período do primeiro biênio (2021/2022) -, tem sido tema de várias reuniões e articulações para composição de chapas para a disputa. Durante este período, houveram avanços significativos.
CHAPA ÚNICA
O Vereador Alexandre Deolindo Seixas, o “Xandão” (PSC), que já esteve presidente da Câmara de Mucuri durante o biênio 2019/2020 – eleito por unanimidade – é, de longe, o parlamentar com maior chance de vencer a disputa, dependendo, apenas, dos detalhes das articulações para que seja apresentada chapa única.
Vários parlamentares que poderiam apresentar outras chapas e entrar na disputa pela Mesa Diretora, abriram mão, justamente para apoiar Xandão Seixas, pela experiência e a capacidade de liderança que o vereador demonstrou no seu primeiro mandato, inclusive, presidindo a Mesa Diretora na legislatura passada.
A posse da nova Mesa Diretora acontecerá no dia 1º dejaneiro de 2023.
PREFEITO ROBERTINHO – INTERFERÊNCIA “ZERO”
Apesar de ser comum, normal e legítimo, que em todos os municípios brasileiros o Chefe do Executivo manifeste predileção para vereador ‘a’ ou vereador ‘b’, na gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), desde o início do seu mandato em janeiro de 2021, decidiu não interferir na escolha da Mesa Diretora, para que o parlamento, segundo o prefeito, goze da total autonomia e independência nos seus atos – como determina a Carta Magna de 1988 -, sem a interferência do Poder Executivo
Robertinho se mantém firme e inabalável na suas convicções, e continua mantendo a mesma postura da primeira eleição da Mesa, não interferindo nas decisões do Legislativo, apenas mantendo a independência e a harmonia entre os dois Poderes.
Estas informações são extraoficiais, e revela o cenário atual investigado por nossa equipe.
Este veículo de comunicação se mantém aberto aos membros do parlamento para que possam, em qualquer tempo, se manifestar sobre este tema.