Destaques

Vereador Sula propõe implantação de medidas de prevenção ao suicídio


Na 20ª Sessão Ordinária de 2022, realizada na tarde da última terça-feira, 13, no Plenário da Casa do Cidadão, em Mucuri-Sede, foram apresentadas 3 proposições assinadas pelo vereador Edison Silva de Mattos, o “Sula” (PSC) . Após leitura e discussão, as indicações foram aprovadas por todos os vereadores presentes.

Nas indicações, ensejado pelo “Setembro Amarelo”, que foi escolhido por ser o mês do Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, o parlamentar propõe implantação – pelo Governo Municipal – de várias medidas de prevenção e combate ao suicídio. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o mundo, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. 

“Algumas situações da vida se tornam tão dramáticas para determinadas pessoas que podem avaliar o suicídio como única opção para o fim de um sofrimento. O apoio e o diálogo são fundamentais para superar estes obstáculos e evitar este acontecimento tão grave. Por isso, entendemos que o poder público deve conduzir as ações”, pontuou o vereador.

As recomendações do vereador Sula se deram através dos documentos de Indicação nº 135/22, que versa sobre Atendimento psicológico na rede municipal de ensino e palestras regulares nas escolas públicas municipais de Mucuri; nº 147/22, que recomenda a criação de departamento especializado em combate e tratamento ao suicídio, automutilação e depressão e, por último e não menos importante, a Indicação nº 148/22 que pede ao executivo municipal capacitação específica e periódica dos profissionais de educação, saúde e assistência social para manejo com o público com sintomas de suicídio, automutilação e depressão.

Abaixo, cópias das Indicações:

Com informações do Gabinete do vereador.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta