ACM Neto lidera e venceria no primeiro turno, aponta Real Time Big Data
Pesquisa Real Time Big Data, contratada pela Record TV e divulgada hoje, aponta que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) venceria a eleição para o governo da Bahia em primeiro turno, com 49% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos candidatos possíveis.
Somados, os adversários de ACM Neto têm 33% das intenções de voto. Atrás dele, em segundo lugar, está o ex-secretário de Educação do estado Jerônimo Rodrigues (PT), com 24%. Na sequência, aparece o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), com 9%. Marcelo Millet (PCO), Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) não pontuaram.
Brancos e nulos foram 8%, e os que não sabem ou não responderam, 10%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar da mudança nos percentuais, não houve alteração no cenário na comparação com a última pesquisa do instituto no estado, divulgada em julho. Naquele mês, ACM Neto liderava com mais folga, com 56% das intenções de voto.
O instituto ouviu 1.200 eleitores baianos por telefone entre os dias 2 e 3 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa custou R$ 20.000,00 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BA-04374/2022.
ACM Neto venceria em primeiro turno; veja pesquisa estimulada
- ACM Neto (União Brasil): 49%
- Jerônimo Rodrigues (PT): 24%
- João Roma (Republicanos): 9%
- Marcelo Millet (PCO): 0%
- Kleber Rosa (PSOL): 0%
- Giovanni Damico (PCB): 0%
- Brancos/nulos: 8%
- Não sabem/não responderam: 10%
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, ACM Neto também lidera com folga. Entretanto, 40% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem votarão.
Na comparação com o levantamento anterior, ACM Neto e Jerônimo Rodrigues cresceram 7 pontos percentuais cada. Já João Roma se manteve estável.
- ACM Neto (União Brasil): 30%
- Jerônimo Rodrigues (PT): 13%
- João Roma (Republicanos): 5%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos: 10%
- Não sabem/não responderam: 40%
Otto Alencar lidera disputa para o Senado
Na pesquisa estimulada para o Senado, Otto Alencar (PSD) aparece em primeiro, com 29% —quatro pontos percentuais a menos que no último levantamento.
Na sequência, aparecem Cacá Leão (PP), com 17%, e Doutora Raíssa Soares (PL), com 12%. Os dois estão empatados dentro da margem de erro.
Tâmara Azevedo (PSOL) marcou 4%. Marcelo Barreto (PMN) e Cícero Araújo (PCO) não pontuaram.
Brancos e nulos foram 16%, enquanto os que não sabem ou não responderam, 26%.
- Otto Alencar (PSD): 25%
- Cacá Leão (PP): 17%
- Dra. Raíssa Soares (PL): 12%
- Tâmara Azevedo (PSOL): 4%
- Marcelo Barreto (PMN): 0%
- Cícero Araújo (PCO): 0%
- Brancos/nulos: 16%
- Não sabem/não responderam: 26%