Secretaria de Saúde de Mucuri promove mais 26 exames de endoscopia e colonoscopia no HSJ, na última sexta-feira (26/08)
A Prefeitura Municipal de Mucuri e a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São José de Itabatã, dando continuidade à oferta de exames por imagem, efetivou mais 20 procedimentos de endoscopia e seis de colonoscopia.
O médico cirurgião e endoscopista Felipe Ferreira da Mota é o responsável pelos procedimentos de endoscopia, que avalia órgãos como esôfago, estômago e porções iniciais do duodeno, bem como a colonoscopia, que faz avaliação no final do intestino delgado, cólon e reto.
Sob o comando do farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário municipal de saúde, que segue rigorosamente as recomendações do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho”, (UB), que considera a Saúde do Município uma das maiores prioridades da sua Gestão, estes exames são apenas mais um dos serviços ofertados gratuitamente pelo Governo Municipal de Mucuri e fazem parte do grande pacote de oferta de serviços de saúde de alta e média complexidade – inéditos no município -, sem cobertura do SUS, sendo custeado 100% com recursos próprios do Município.
Para o secretário Fernando Jardim, os atendimentos mensais destes procedimentos são necessários para atender a demanda do município objetivando proporcionar mais e melhores recursos médicos à população no próprio município.
“Estamos certos de que a oferta contínua e ininterrupta destes serviços é o fator principal na diminuição das filas de espera, que eram enormes. Precisamos solucionar com urgência esta questão, já que a Policlínica – que nos dá um bom suporte -, também já não era suficiente. Então, com a autorização do prefeito Robertinho, dobramos a oferta dos atendimentos de endoscopia digestiva e colonoscopia. Quando se fala em melhorar a vida dos mucurienses, o prefeito Robertinho não tem medido esforços”, salientou Jardim.
Para os pacientes, os serviços de saúde do município de Mucuri melhoraram bastante. “Me lembro que antigamente a gente sofria para conseguir fazer um exame desses. Hoje, até parece que a gente tá sendo atendido ‘particular’, a marcação é rápida e o pessoal atende a gente com muita educação. O bom mesmo é não precisar ir ao hospital, mas eu digo mesmo, agora nós temos uma saúde de verdade que trata a gente com zelo e carinho”, pontuou seu Sebastião, morador do Bairro Gazzinelândia.