“Temos um time”, diz Rui, após vídeo de Lula em defesa de Jerônimo
Ex-presidente reitera nome de Jerônimo para dar continuidade a legado que começou a ser construído há 16 ano
Se alguém ainda tinha dúvida de qual candidatura representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia, um vídeo postado pelo próprio petista, no último domingo, 21, não deixou margem para qualquer especulação. Além de serem do mesmo partido, Lula defende o nome de Jerônimo para dar continuidade a um legado que começou a ser construído há 16 anos.
“Esse trabalho não pode parar. Por isso estou com Jerônimo. Jerônimo já provou que tem compromisso com o povo e está mais do que preparado para governar”, disse Lula no vídeo, se referindo antes aos quatro mandatos do PT no governo do estado, dois deles com o atual senador Jaques Wagner e dois com o atual governador, Rui Costa.
Jerônimo manifestou a satisfação de ser reconhecido como o representante do ex-presidente, que conta com o apoio de mais da metade do eleitorado no estado. “Sempre tive muito orgulho de manifestar meu lado e dizer que sou do time de Lula. Da mesma forma, Lula também tem orgulho e confia no time dele aqui na Bahia. Confiou em Jaques Wagner, confiou em Rui Costa e agora está confiante que farei, junto com ele, mais e melhor que Wagner e Rui”, diz Jerônimo.
O governador Rui Costa reforça a unidade do grupo e a importância de cada um na construção de uma sucessão de governos vitoriosos. “Nós temos um time e nosso time sempre foi o time de Lula, Otto, Wagner… O time que comanda um projeto que vem transformando a Bahia há 16 anos”, afirmou o governador.
Rui questionou as especulações em torno do apoio do ex-presidente Lula a outro candidato. “Eu acho até engraçado quando a gente ouve ou lê dúvidas a respeito do posicionamento do presidente Lula. Ele já esteve aqui na Bahia, já confirmou quem é o candidato dele, já gravou vídeos declarando apoio a Jerônimo Rodrigues. A Bahia é parceira de Lula, nós somos parceiros de Lula e Lula é nosso parceiro. Temos absoluta certeza de que Lula terá uma votação expressiva, de que Lula e Jerônimo serão eleitos e os dois, juntos, farão muito pela Bahia”, diz Rui, que aponta incoerência de “outros candidatos, que apoiam o atual presidente e querem pongar no barco do nosso time vitorioso, mas não há lugar aqui para quem sempre apoiou o atual presidente da República e que sempre defendeu os interesses dele”.
O senador Jaques Wagner (PT) reforça a identificação entre Lula e Jerônimo, justificada pelo projeto implantado e aprovado ao longo de quatro mandatos consecutivos. “Essa identidade de projeto, de caminhada e de trabalho entre Lula e Jerônimo é inegável. O número na urna também é o mesmo. A Bahia sabe bem disso. E o povo baiano também. Do outro lado, só sobra o desespero e, por isso, a necessidade de ficar inventando mentira”.
Militância motivada
O vídeo postado nas redes sociais provocou euforia entre os correligionários de Lula e Jerônimo e causou estrago na oposição. Segundo o deputado estadual Robinson Almeida os adversários estão “tontos” com a repercussão da postagem.
Para o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, a declaração de Lula é apenas a constatação de uma sucessão de boas administrações. “O senador Jaques Wagner é o nosso timoneiro, nossa principal referência política no Estado, o cara que inaugurou o período de liberdade democrática na Bahia e de um novo olhar sobre as prioridades do governo, com muito investimento em infraestrutura combinada com uma forte agenda social. Wagner pavimentou a estrada, que Rui acelerou e Jerônimo vai decolar ao lado de Lula”, avalia.
Valadares acredita que a parceria Lula/Jerônimo é uma via de mão dupla e que a Bahia terá participação decisiva na eleição do ex-presidente. “O compromisso de Lula com a eleição de Jerônimo é prioridade. A Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país e principal do Nordeste. Nós teremos papel importantíssimo na eleição de Lula e Lula terá na vitória de Jerônimo”.
Pele de cordeiro
Jerônimo aproveitou para rebater as insinuações em torno de uma possível associação de Lula com o seu principal adversário na corrida pelo Palácio de Ondina. “O ex-prefeito de Salvador é o candidato do tanto faz, não tem coragem de assumir que está do lado do atual presidente e tenta pongar no presidente Lula por motivos eleitorais. O povo baiano já entendeu isso e não vai cair nessa armadilha. O povo sabe que Lula só tem um candidato, que se chama Jerônimo Rodrigues. O resto é lobo vestido em pele de cordeiro”.