Robertinho acompanha de perto os três dias do Mutirão de Catarara; desde a triagem em Itabatã (04/08), às 162 cirurgias em Medeiros Neto (06 e 07/08)
Na busca de mais humanização na Saúde pública de Mucuri, o prefeito Robertinho e o secretário municipal de Saúde Fernando Jardim imprimem, no atual Governo Municipal, uma marca importante de proximidade física com os cidadãos mucurienses, sentindo e ofertando o “calor humano”, tão primordial na recuperação dos pacientes, pela sensação de acolhimento, pertencimento e empatia
A Prefeitura de Mucuri, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde uniram esforços em prol da saúde ocular dos cidadãos mucurienses que aguardavam a mais de 4 anos por uma cirurgia de catarata.
Nesta quinta-feira (04), mais de 300 pacientes realizaram procedimentos diversos, desde a triagem a exames e consultas gratuitas de oftalmologia para avaliação da necessidade das cirurgias – 162 foram encaminhados para esse procedimento. Como também foram realizados procedimentos de limpeza de lente (capsulotomia) para os casos em que já haviam sido realizadas cirurgias.
Foram atendidos os pacientes dos distritos e povoados, como Itabatã, 31 de março, Belo Cruzeiro, Nova Brasília, Cruzelândia, Ibiranhém, Taquarinha, além da população dos Assentamentos e Mucuri sede, todos encaminhados para o mutirão com o transporte fornecido pela Prefeitura Municipal.
O secretário de Saúde, Fernando Jardim explica que o município de Mucuri mais uma vez avança na qualidade e agilidade aos atendimentos em saúde. “Queremos zerar a fila de espera para catarata em nosso município, e esse mutirão tem justamente essa proposta, de alcançar os pacientes com qualidade e presteza, para isso, montamos uma estrutura de horários diferentes para cada região, um espaço organizado para triagem e posteriormente para a realização das cirurgias”, destacou o bioquímico Fernando Jardim.
Logo pela manhã, antes de iniciar os atendimentos, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB) esteve na Unidade de Saúde – PSF005 – Ubirajara Batista de Melo, no distrito de Itabatã, conversou com a equipe do mutirão e com os pacientes que aguardavam para serem atendidos. Explicou a dinâmica de organização, os esforços da gestão em proporcionar esse momento e os próximos procedimentos previstos.
“Sabemos que, se a catarata não for tratada o paciente pode até perder a visão, como aconteceu com alguns dos cidadãos aqui presentes, que aguardam por mais de 10 anos por uma cirurgia. Assim, seguimos com mais esse mutirão de cirurgias eletivas para devolver a possibilidade de viver normalmente, com sua visão restabelecida a todos esses pacientes já estavam sendo acompanhados nas Unidades de Saúde, com triagem e agendamento”, celebrou o prefeito Robertinho.
A cirurgia de catarata é considerada de baixa complexidade e a recuperação do paciente é bem rápida. Para tal, a Prefeitura de Mucuri disponibilizará um transporte que conduzirá os pacientes à cidade de Medeiros Neto neste sábado (06) para a primeira fase das cirurgias, arcando também com a doação dos colírios e óculos indicado para uso no pós-operatório.