Política e Cidades

Prefeito Robertinho, Fernando Jardim e coordenadores avaliam indicadores da Saúde Pública em Mucuri

Uma reunião na manhã desta sexta-feira (10/06), na Casa do Futuro, no distrito de Itabatã, reuniu o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB); o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Gonçalves Jardim; enfermeiros e odontólogos, coordenadores das unidades de saúde, coordenadores de apoio à atenção básica e coordenadores de saúde bucal do município.

O objetivo da reunião com os coordenadores da área de saúde do município de Mucuri, foi especialmente para o gestor discutir e avaliar com os profissionais, o funcionamento das unidades, acompanhar previamente os indicadores da atenção básica e, sobretudo, para que se promovesse um panorama geral da situação atual para que fossem conhecidas as novas demandas e pontuados novos investimentos para o setor.

O prefeito Robertinho disse que a saúde é um conjunto de ações sociais e não é somente assistência médica. São atividades de infraestrutura que não dependem só do prefeito, mas a gestão pode articular os recursos federais, estaduais e planejar orçamento para se promover investimentos pontuais, necessários e urgentes. Robertinho enfatizou que a pandemia também reforçou a necessidade de integração da saúde com outras áreas de gestão do município.

E destacou o prefeito, sobre a importância das unidades básicas de Saúde (UBS) no contexto da pandemia, como forma de atender pacientes no início da infecção e evitar que se tornem casos mais graves, pois as unidades básicas de saúde, especialmente no município de Mucuri, se mostraram uma porta de entrada muito importante na pandemia da Covid-19, onde se acolheu casos leves, evitando que eles progredissem.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, avaliou a reunião com os coordenadores de saúde como salutar e necessária. “O processo de saúde está completamente ligado à proteção da vida”. Para ele, além da necessidade do prefeito se comprometer mais uma vez com um sistema de saúde público e universal, levou-se em consideração a vinculação da saúde com outras áreas do município”.

“O prefeito Robertinho é inovador e comprometido e tem demonstrado essa possibilidade de considerar a saúde em uma conexão com outras políticas: moradia, saneamento, educação, cultura e esporte. Tanto que tem feito investimentos inéditos na saúde pública do município, inclusive com a realização de cirurgias de alta complexidade, totalmente gratuita para a população. O prefeito Robertinho tem essa visão da saúde para além do serviço de saúde”, enfatizou o secretário Fernando Jardim.

A diretora do Departamento Municipal da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, a enfermeira Larissa Lamonato, disse que é sempre satisfatório ver um governo municipal preocupado e articulando em favor da rede de atendimento na saúde. “A gente que está o tempo todo no embate com o paciente, que estamos na linha de frente, temos sempre muito a acrescentar e, ficamos felizes que em Mucuri somos ouvidos. Aqui o nosso secretário nos ouve, o prefeito nos ouve, demonstrando que o município tem gestão e uma gestão que leva a saúde a sério”.

E acrescentou: “O prefeito Robertinho tem sido um gestor essencial para a vida das pessoas no município de Mucuri, isso porque, ele sabe que a saúde acontece na relação dos trabalhadores do setor com as próprias pessoas. Trata-se de uma gestão que investe no trabalhador da saúde, sob a preocupação para que o munícipe tenha acesso rápido para aquilo que ele realmente precisa”, sintetizou a enfermeira Larissa Lamonato.

A cirurgiã dentista Elizabeth Emília dos Santos, coordenadora odontológica da Secretaria de Saúde de Mucuri, disse que o município tem ampliado a capacidade de atendimento da saúde bucal das unidades de saúde e todo o suporte, a gestão tem dado para garantir um melhor atendimento à população. “Temos uma demanda crescente na rede de Atenção Básica e a Prefeitura de Mucuri não tem medido esforços para garantir à comunidade o tratamento dentário que merece”.

E concluiu: O prefeito Robertinho tem sido sensível e trata-se de um gestor muito próximo das nossas questões, tanto que é merecedor do mais profundo reconhecimento. Observa, que numa reunião como essa, o prefeito interage, discute, conversa e juntos avaliamos cada ponto importante para se aperfeiçoar e a sua presença, nos ajudam também a melhorar os processos de trabalho nas unidades para oferecermos um serviço ainda mais adequado à população”, celebrou a odontóloga Elizabeth Emília.

Coordenadores de SaúdeItabatãMucuriRobertinhoSaúde Bucal

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta