Mucuri participa da I Conferência Macrorregional de Saúde Mental do Extremo Sul
Na sexta-feira, (13/05), representantes do município de Mucuri participaram da I Conferência Macrorregional de Saúde Mental do Extremo Sul, realizada na cidade de Eunápolis.
A I Conferência Macrorregional de Saúde Mental do Extremo Sul faz parte de uma sequência de Conferências Municipais de Saúde Mental, que aconteceram em 18 municípios. No município de Mucuri, o evento foi realizado em 12 de abril, onde foram eleitos os delegados para representar o Município na Conferência Macrorregional.
Com o tema – “A política de saúde Mental como direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, foram discutidas propostas para melhoria dos serviços e dos cuidados aos cidadãos com transtorno e/ou sofrimento mental, e encaminhadas propostas para serem apreciadas e discutidas na 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental que deverá ser realizada em julho deste ano.
O objetivo da Conferência Macrorregional foi analisar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental no território Municipal/Macrorregional, Estadual e Nacional. A ação é voltada para trabalhadores e gestores de saúde.
Em Eunápolis, estiveram reunidos representantes dos municípios do Extremo Sul para que fossem votadas propostas escolhidas nas Conferências Municipais, unificando-as para serem apresentadas 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, que tem previsão para ser realizada de 13 a 15 julho deste ano, na cidade de Salvador.
Em Eunápolis, foram escolhidos, por votação, os delegados que representarão os municípios do Extremo Sul da Bahia na Conferência Estadual, nos dias 13, 14 e 15 de julho. Para representar o município de Mucuri, foram eleitos na plenária, Carineia Xavier Soares Sena, coordenadora do Caps; Itamara de Oliveira Pinto, psicóloga do Caps; Luciene Mangabeira, sociedade civil; Rubem Gama dos Santos, servidor público e Cristiano Alves, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mucuri.
Para o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde em Mucuri, este é um momento muito importante, tanto para os profissionais que atuam na área de saúde mental, quanto para os pacientes e usuários do sistema, que precisam ser tratados com dignidade e, sobretudo, humanismo.
“Um dos temas que o prefeito Robertinho mais bate na tecla, quando se reúne conosco, é a cobrança pela humanização no atendimento a população, e que garantir direitos aos cidadãos não é nenhum favor, é a nossa obrigação, enquanto empregado do povo”, pontuou Fernando Jardim.