Mucuri apresenta os projetos de construção do cais do porto e contenção da erosão costeira ao Consórcio Construir
Na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, após entendimento do prefeito Roberto Figueiredo Costa ‘Robertinho’ (UB), os secretários municipais de Obras e do Meio Ambiente, engenheiro Victor Augusto Souza Santos e o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, respectivamente, apresentaram ao Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir), com sede em Teixeira de Freitas, os projetos físicos para construção do cais do porto pesqueiro e das obras de contenção da erosão costeira, que compreendem toda a extensão da orla marítima de Mucuri/sede.
Antes desta apresentação, no último dia 12 de maio, o prefeito Robertinho já tinha autorizado o início do processo de licenciamento ambiental, quando equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras, receberam os engenheiros César Augusto Spillere (Minas) e Sebastião Osório dos Santos (Ambiental), quando visitaram e analisaram todo perímetro previsto para receber as intervenções.
Já nesta quinta-feira (19) aconteceu a apresentação e disponibilização dos projetos físicos, que passam a ser analisados e discutidos com outros órgãos, a exemplo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Os volumes dos projetos desenvolvidos pela empresa Engeo Soluções Integradas em Meio Ambiente, com sede em Vitória-ES., que ao longo dos últimos anos desenvolveu um estudo detalhado, com participação de uma equipe técnica Multidisciplinar, foram entregues a Manrick Teixeira, presidente do Consórcio Construir e atual prefeito de Vereda. “O meu colega Robertinho está muito à frente dos demais gestores da região, quando falamos em valorização da comunidade pesqueira e obra de contenção da erosão marítima. Este projeto que hora estou tenho acesso, vai servir de modelo para outros municípios da região que passam pelo mesmo problema com o avanço do mar”, comentou Manrick.
E completou: “Hoje não adianta os gestores buscarem recursos apenas na boa intenção, antes é preciso ter projetos bem feitos e fundamentados. Agora é adiantar o processo de licenciamento e o Construir vai apoiar o prefeito Robertinho para que ele consiga os recursos necessários, que viabilização a execução das obras, que vão transformar toda orla marítima de Mucuri”.
Além dos volumes físicos dos dois projetos, cais do porto e contenção da erosão costeira, na manhã desta sexta-feira (20), o engenheiro Victor Augusto Souza, secretário municipal de Obras de Mucuri, disponibilizou aos técnicos do Construir uma versão sintetizada das planilhas e organogramas, mais apresentável e inclusão de gráficos, para posterior entrega aos governos Estadual e Federal.
“Este projeto hora em discussão, por toda sua complexidade e firmeza técnica, coloca Mucuri na dianteira. Ao que cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), já estamos trabalhando muito para fazermos os entendimentos corretos que culminarão no licenciamento ambiental. Todo o mérito para a gestão do nosso prefeito Robertinho”, diz Ronildo Brito, titular da pasta ambiental.
“Não são obras baratas e de fácil execução, mas a vida pública nós impõe desafios, que precisam ser vencidos. A minha missão como prefeito de Mucuri é transformar para melhor a vida da população”, salienta o prefeito Robertinho.