Mucuri: Vereadores Aguinaldo e Amaral promovem ação de fiscalização nas escolas em reformas de Itabatã
Os vereadores Aguinaldo Moreira da Silva, o “Aguinaldo Sem Teto” (PSD) e Ademar Amaral de Souza (PSB), realizou nesta quinta-feira (21/04), visita a Escola Municipal Frei Ronaldo, de 1º e 2º Graus de Itabatã. A visita faz parte de uma série de diligências realizadas pelos dois parlamentares às unidades escolares do município de Mucuri que estão em processo de reforma, a fim de exercer in loco, fiscalização e inspeção das obras de cada escola.
De acordo com Aguinaldo, ao chegarem na Escola Frei Ronaldo foram recepcionados pela diretora Marianna Santos Lima e pelo secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa que, coincidentemente, estavam ali, acompanhando o andamento da reforma. “Fomos muito bem recebidos pelo Secretário de Educação e pela diretora da escola”, pontuou Aguinaldo Sem Teto.
Ainda segundo o vereador Aguinaldo Sem teto, ele e o colega Ademar Amaral, acompanhados do secretário Dalmo Costa e da diretora da unidade Marianna Lima, caminharam pelas dependências do colégio, verificando cada detalhe das obras de reforma.
Quando perguntado se o início das aulas presenciais, programado para a próxima segunda-feira, 25, será possível de acordo com o que viram e ouviram do secretário Dalmo Costa, os vereadores disseram estar otimistas e que talvez – no caso do Colégio Frei Ronaldo -, uma pendência ou outra poderá acontecer, como no caso de algumas janelas que foram removidas para serem substituídas por novas janelas de vidro, contudo, entendem que esse detalhe não impedirá que a programação de retorno às aulas presenciais aconteça no dia 25 de abril.
Os vereadores aproveitaram e cobraram um olhar especial do secretário de Educação sobre outras unidades escolares, dentre elas, a da Cimental, dos assentamentos e da zona rural -, embora, a Escola Ruth Nascimento de Jesus da Cimental também está recebendo obras de revitalização. Bem como obras de reformas e reparos também estão ocorrendo nas Escolas Municipais das comunidades rurais: Jequitibá; Lagoa Bonita; Zumbi dos Palmares; Santa Rita; Nova Era, Casa do Mel e Escola Municipal Rural Carolina de Moraes no Assentamento Agrário Paulo Freire.
De acordo com o vereador Amaral, apesar das não serem obras de ampliações, como alguns vereadores vem apresentando proposições para suas comunidades, o tempo não é hábil para se fazer uma reforma de maior proporção, incluindo ampliações. “Mas, nesse primeiro momento, até mesmo para reiniciar as aulas, que já estamos atrasados, a reforma que está sendo feita vai atender aquilo que é esperado por todos”, afirmou Amaral.
Ainda de acordo com Amaral, o secretário de Educação, Dalmo Costa, está comprometido em resolver as questões das escolas. O vereador Amaral disse, ainda, que espera que as obras de reformas contemplem todas as unidades escolares do município e que continuará fazendo seu papel de fiscal do povo, juntamente com os seus companheiros de vereança.
Função do vereador
O vereador tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos de providências e proposições legislativas na Câmara Municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. Com efeito, a Constituição Federal de 1988, no art. 31, dispõe que a fiscalização do município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, nos termos da Lei.
Intervenções em 30 Escolas
Atualmente a Prefeitura Municipal de Mucuri está promovendo intervenções em 30 Escolas Públicas Municipais para que as aulas retornem de forma presencial no próximo dia 25 de abril de 2022, embora as aulas do presente ano letivo já tenham começado semipresenciais e remotamente desde fevereiro. Mas em razão das ventanias e fortes chuvas que atingiram o município de Mucuri nos últimos meses de dezembro e janeiro, muitas dessas escolas sofreram danos e destruições.
O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, explica que as unidades de ensino em várias regiões do município estão passando por diversas intervenções, se utilizando a própria mão de obra da Prefeitura e recursos próprios do município, mesmo nas obras maiores onde se tem ampliações físicas e troca de detalhados das escolas. Das 40 unidades de ensino de Mucuri, 30 delas estão sendo revitalizadas para receber presencialmente os alunos do ano letivo de 2022 e outras três estão passando por intervenções pontuais. O secretário Victor Augusto informa que atualmente estão sendo executadas obras em escolas que não se submetiam a reparos há 12 anos.
No povoado de 31 de Março – Escola Municipal Deputado Prisco Viana; no povoado de Campo Formoso – Escola Municipal Marietta Gazzinelli; no povoado de Nova Brasília – Escola Municipal Antônio Câmara Barcelos; comunidade do Rio do Sul – Escola Municipal Rural Leonice Fonseca Borges; no povoado de Oliveira Costa – Escola Municipal Oliveira Costa e Praia do Camurugi – Escola Municipal Dario Rodrigues dos Santos.
Na cidade de Mucuri: Escola Municipal Raul Gazzinelli, Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães, Creche Municipal Vovó Marieta, Anexo da Creche Vovó Marieta, Escola Municipal Turma da Mônica e Biblioteca Pública Municipal.
No distrito de Itabatã: Escola Municipal Gustavo da Costa Machado; Escola Edivaldo Machado Boaventura; Escola Municipal Sitio do Pica Pau Amarelo; Escola Municipal Antônio João Carletti; Escola Municipal Castelo Encantado; Escola Municipal Deputada Ana Oliveira; e o centro de inclusão tecnológica, industrial e comercial Casa do Futuro. No povoado de São Jorge – Escola Municipal Cristiano Lopes Soares e no distrito de Ibiranhém – Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro.