Farmacêutica recolhe remédio anti-hipertensivo por impureza que pode causar risco à saúde
Remédio pode ser devolvido para a farmacêutica e deve ter consumo evitado por aumentar risco de câncer
A empresa farmacêutica Sanofi Medley divulgou na última quinta-feira (3) que irá recolher todos os lotes de um medicamento anti-hipertensivo da marca Medley, por riscos à saúde dos pacientes.
O remédio é classificado como bloqueador dos receptores da angiotensina II (BRAs) e é tido como primeira linha no tratamento de hipertensão arterial, assim como é indicado para insuficiência cardíaca, proteção dos rins no diabete tipo 2 e proteinúria. As informações são do Portal PEBMED.
A losartana potássica da marca teria impurezas mutagênicas, que podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, porém o risco específico dessa substância química causar efetivamente câncer em humanos ainda é desconhecido.
Os produtos recolhidos são:
Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg;
Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg;
Losartana potássica 50 mg;
Losartana potássica 100 mg.
O recall é voluntário e o processo de devolução é gratuito para os consumidores; Porém, é importante consultar seu médico para orientar sobre a devolução e seguimento do tratamento.
Quem tiver qualquer lote desses produtos, basta ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014.
Leia mais em: https://www.semprefamilia.com.br/saude/farmaceutica-recolhe-remedio-anti-hipertensivo-por-aumentar-risco-de-cancer/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.