No banco dos réus, de novo, por disseminar fake news, André Oliveira propõe retratação, mas não colou: Secretário de Comunicação acrescenta novas provas
André Oliveira, que costuma se apresentar erroneamente como jornalista, mais uma vez esteve sentado no banco dos réus, nesta quarta-feira (16), denunciado por produção e disseminação de fake news (notícias falsas) contra a Secretaria de Comunicação e o secretário, jornalista Júnior Eler. Como na audiência passada, propôs retratação, o que novamente não foi aceita por Eler.
O processo movido por Júnior Eler se arrasta desde 2019. Segundo informações de advogados, este é um dos muitos processos movidos por Júnior Eler contra André Oliveira por injúria, calúnia, difamação e disseminação de fake news. No processo, o Secretário pede retratação por escrito e indenização que pode chegar a 40 salários mínimos.
ANDRÉ FAKE NEWS
O portal apurou que, além de não aceitar o pedido e retratação das fake news, o Jornalista e Secretário ainda acrescentou mais 10 peças novas ao processo – todas produzidas pelo próprio André. Praticamente toda semana ele produz algum tipo de fake news envolvendo a Gestão Municipal, a Justiça, a Câmara de Vereadores, profissionais da Comunicação – prática que o fez ganhar o apelido de André Fake News entre os profissionais da Comunicação.
ADIVINHEM QUEM SÃO AS ‘TESTEMUNHAS’ DE ANDRÉ?
Chamou a atenção as testemunhas: enquanto Júnior Eler levou dois profissionais reconhecidos da Comunicação, foram tentar defender André o ex-presidente da Câmara Carlos Alberto e o Eliano Ribeiro, vulgo Léo Ribeiro. No mandato de Carlos Alberto como presidente e vice-presidente da Câmara o Legislativo pagou milhares de reais a André através do seu portal na internet. As provas já foram escancaradas na internet e faz parte de processos movidos contra André Oliveira. Mesmo período em que ele mais atacou a Gestão Municipal e só fez matérias elogiosas ao chamado Grupo dos 6 (vereadores que faziam oposição a Daniel Santana).
Já Léo Ribeiro responde a vários processos, alguns também por fake news, e é um conhecido parceiro de André Oliveira, com que faz dobradinhas na disseminação de notícias falsas.