Tropas do Exército chegam para atuar na ajuda humanitária após fortes chuvas em Eunápolis
Devido ao grande número famílias desabrigadas em razão das tempestades provocadas por um ciclone que castigaram a região do extremo sul da Bahia e o nordeste de Minas Gerais, o exército foi chamado para atuar em ajudas humanitárias em Eunápolis. Muitos estragos foram registrados em várias áreas da cidade e do interior do município. E em razão do grande número de pessoas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Eunápolis nos últimos dias 07, 08, 09 e 10 de dezembro, está sendo preciso unir forças para socorrer as vítimas que perderam tudo nos alagamentos.
Diante da gravidade a prefeita Cordélia Torres de Almeida (DEM), solicitou o apoio do Exército Brasileiro para auxiliar nas ações de socorro, tendo em vista a gravidade do momento em que vidas humanas necessitam com urgência de uma resposta efetiva e responsável do poder público. Atendendo à solicitação da gestora, militares do 35º Batalhão de Infantaria do Exército (da 6ª Região Militar) de Feira de Santana chegaram ao município nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, para prestar ajuda humanitária.
“Foram horas e horas de muita chuva, ventos fortes, trovões e relâmpagos. Foi impressionante os estragos provocados em Eunápolis, os resultados deixados foram terríveis para centenas de famílias. Há muitas décadas não se via nada igual nesta região. Além de árvores retorcidas e muitos galhos que despencaram, muros caíram e casas foram destelhadas ou ruíram por completas. Mesmo com o apoio da Prefeitura Municipal, ainda está longe de solucionar os problemas do município por agora, mas com a chegada do exército, acreditamos que vamos amenizar o sofrimento da população afetada”, disse a prefeita Cordélia Torres.
Eunápolis recebeu uma tropa do exército composta por cerca de 100 militares e 15 veículos, oriunda do município de Feira de Santana, que contará com o apoio operacional das Secretarias Municipais e Defesa Civil, além da distribuição de kits de alimentação, limpeza e higiene, como também água e colchões para os moradores das áreas mais atingidas pelas fortes chuvas. “Estamos gratos pela chegada do Exército Brasileiro para nos ajudar em ações de socorro para a população que sofreu tantos prejuízos com a tempestade. Esse momento é de unirmos forças para ajudar quem mais precisa e garantirmos itens essenciais para essas famílias”, concluiu a prefeita Cordélia Torres.