“Fake news não tem relevância pra nós. Robertinho está focado em resolver os problemas reais do povo”, disse Fernando Jardim
“…partem daquelas pessoas que ficam do outro lado, atrás de um computador ou de um smartphone e escrevem o que quer, falam o que quer, inventam o que quer…” – Fernando Jardim, Secretário Municipal de Saúde
Por Rubem Gama
Em entrevista concedida à Radio 3 Corações 97,5 FM, na manhã desta quinta-feira, 25, o secretário municipal de saúde de Mucuri, Fernando Jardim respondeu a várias perguntas sobre a gestão da saúde do município de Mucuri. Na oportunidade, Fernando falou dos desafios e demandas diárias enfrentados e também das conquistas e avanços significativos dentre eles, o mais recente, que foi a contratação de um profissional oftalmologista exclusivo para o município de Mucuri, com oferta inicial de 100 atendimentos mensais, sendo 50 em Mucuri-Sede e 50 em Itabatã.
O Secretário também falou sobre a contratação de mais médicos e que 100% da Atenção Básica estão cobertas com a presença de profissionais médicos nos PSF’s. Sobre a vacinação contra o Covid-19, Fernando informou que já foram utilizadas mais de 47 mil doses de vacina no município e que o objetivo é imunizar toda a população mucuriense. O secretário ainda faz um um alerta importante sobre os perigos de contaminações que ainda estão presentes no nosso meio através das novas variantes, e que o povo deve, sim, continuar se mantendo em estado de alerta e tomando todos os cuidados sanitários necessários para evitar novos contágios.
Denúncias e ‘fake news’
Perguntado sobre as notícias falsas envolvendo a Secretaria de Saúde e que circularam nas redes sociais por sites mal intencionados, mas que logo ficou comprovada a falsidade das publicações, o secretário Fernando Jardim foi categórico. “Esse assunto é um assunto que interessa somente às pessoas maldosas. Nós estamos com nosso tempo dedicado para buscar as soluções para os problemas de Mucuri. O prefeito Robertinho com muito humildade, com muita atenção, muita sabedoria, tem nos orientado a isso: Use o seu tempo para solucionar os problemas do município de Mucuri. Então matérias como essas, ‘fake news’ matérias infundadas, isso não nos interessa. Isso não tem relevância para nós. A relevância para nós são os problemas de Mucuri, são as condições de trabalho a condição de assistência, é a estrutura pública que nós queremos dar para o município, para os nossos munícipes”, tranquilizou Jardim.
De acordo com o Secretário Fernando Jardim, estes ataques são covardes. “Partem daquelas pessoas que ficam do outro lado, atrás de um computador ou de um smartphone e escrevem o que quer, falam o que quer, inventam o que quer… eu prefiro não ocupar o nosso tempo com notícias infundadas. Ao invés disso preciso investir meu tempo em promover qualidade de vida para as cidadãs e cidadãos mucurienses”, afirmou Fernando
Para o Secretário, toda crítica é bem vinda, cobranças de políticos de oposição são benvindas – e até mesmo aquelas feitas por companheiros de jornada -, porque faz parte do processo democrático. E muitas das vezes as cobranças até auxiliam nas tomadas de decisão. “Mas nós estamos certos de que estamos fazendo uma melhor gestão, nós estamos imbuídos em fazer gestão de recursos públicos, são recursos que precisam ser tratados com responsabilidade, então, muitas das vezes, toda mudança, toda inserção de uma nova rotina, ela vai na na contramão de muitos interesses pessoais e muitos confortos que as pessoas muitas vezes procuram, daí, quando não são atendidas, ficam revoltados e, no meu entendimento, esse é o motivo da frustração. Eu vejo pessoas manifestando aí que já participaram de várias tentativas de oportunidades de buscar um cargo eletivo e tiveram resultados insignificantes. Isso, muitas das vezes, para a pessoa que não tiver um equilíbrio emocional, isso se transforma em uma revolta, isso transforma em frustração”, pontuou Fernando.
Na opinião de Fernando Jardim, parte do ódio destilado por oposicionistas ao governo do prefeito Robertinho é fruto de revolta por terem se frustrado em tantas tentativas de eleição, e ainda não caiu na graça do povo, no gosto da população.
Sobre as Comissões Processantes
Esta redação buscou informações sobre as denúncias e detectou alguns comportamentos, no mínimo suspeitos dos “denunciantes”.
Tudo começou quando vazaram nas redes sociais áudios do Deputado Robinho. De acordo com o conteúdo dos áudios, o prefeito Robertinho não cedeu às pressões e, como consequência, as retaliações em forma de denúncias começaram a acontecer. A primeira denúncia foi assinada pela cidadã Brenda Larissa Alzamora Fereguetti – filha do Sr. Kock Fereguetti (REDE) -, acatada pela Câmara Municipal em 24/08, por 11 votos a favor e 1 contra. Mas no último dia 22 de de setembro, a autora contrariando a vontade do seu pai que teria induzido a filha assinar a documentação sem a ciência do conteúdo, renunciou ao processo da denúncia nº 125/2021 conforme protocolo nº 19712021. Desta vez o próprio Kock Fereguetti insiste no objetivo e protocola nova denúncia.
Também apuramos, que 30 dias antes da denúncia ser assinada e protocolada pelo Sr. Jorge Roberto Kock Fereguetti, a empresa Rengel Rádio Taxi – administradora do contrato de locação de veículos -, teria detectado uma inconsistência contábil na sua planilha, feita a devida correção do equívoco em tempo, inclusive, junto ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios e enviado para a Prefeitura de Mucuri. Ou seja, a denúncia foi protocolado em 24/09/2021 e a empresa Rengel já havia enviado ofício a Secretaria de Saúde em 25/08/2021 relatando o equívoco no preenchimento das planilhas. Logo, fica evidenciado, que se o autor não estivesse tomado pelo ímpeto de “criar” uma celeuma movido de frustração e revolta, teria antes consultado a Secretaria de Saúde para buscar informações – quando seria prontamente atendido. Com esta atitude, o denunciante evitaria a promoção do terrorismo psicológico, político e midiático – desnecessário -, que tem afetado em cheio a vida das pessoas de bem do nosso município.
Perguntado sobre o comportamento da Câmara nestes episódios, Fernando Jardim disse que os vereadores estão cumprindo o papel que lhes é conferido por lei através dos seus mandatos, que é de investigar, apurar e verificar se houve ou não dano insanável ao erário público.
Ouça alguns trechos da entrevista concedida ao repórter Gerson Leal da Rádio 3 Corações FM 97,5: