Vereador Xandão Seixas quer instalação de câmeras de reconhecimento de placas de veículos no município de Mucuri
Por Rubem Gama
O vereador Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (PSC), através do Pedido Providência nº 074/2021, contido na pauta da 26ª Reunião Ordinária da Câmara de Mucuri, que será realizada na próxima terça-feira, 26, solicita ao Executivo Municipal a instalação de câmeras de monitoramento e reconhecimento de placas de veículos nas principais ruas do Município.
O Pedido de Providência, após apreciação e votação no Plenário da Câmara, se aprovado, deve ser encaminhado ao Poder Executivo.
Como funciona a detecção e reconhecimento automáticos de placas
O reconhecimento da placa funciona através de uma câmera IP, que captura automaticamente a placa do carro em tempo real, a compara com um banco de dados e, em seguida, executa as ações apropriadas, como, por exemplo, gerar um alerta. Pode ser utilizado para a detecção de veículos roubados ou envolvidos em um crime. As placas detectadas são comparadas com as dos veículos reportados.
Este tipo de sistema de segurança – inovador – com câmeras e detecção e reconhecimento automáticos de placas já foi implantado e se encontra em pleno funcionamento em várias cidades brasileiras. Em uma delas, Anápolis-GO, o objetivo, de acordo com o diretor do Observatório Municipal de Segurança, João Batista Feitosa, é deixar a cidade “inteligente”.
Efeito psicológico
São inúmeras as possibilidades de aplicação e os resultados obtidos com uso desta ferramenta, sendo um dos mais importantes o fator dissuasivo. De acordo com Feitosa, sabendo que estão sendo monitorados e que nos bastidores há uma equipe de profissionais dedicados aptos a agirem com eficiência contra os que perturbam a ordem e o sossego de todos, muitos infratores desistem de praticar crimes. “E os que insistem enfrentarão possibilidades mínimas de obterem êxito em suas ações”, completou.
Cidade inteligente
O conceito de cidade inteligente integra a tecnologia da informação e comunicação (TIC), vários dispositivos físicos conectados para otimizar a eficiência das operações e serviços da cidade e conectar-se aos cidadãos. A tecnologia da cidade inteligente permite que as autoridades da cidade interajam diretamente com tanto a infraestrutura da comunidade e da cidade como monitorem o que está acontecendo na cidade e como a cidade está evoluindo.
As Tecnologias de informação e comunicação são usadas para melhorar a qualidade, desempenho e interatividade dos serviços urbanos, reduzir custos e consumo de recursos e aumentar o contato entre cidadãos e governo. As cidades inteligentes podem ajudar tanto o poder público a reconhecer problemas em tempo real, quanto o cidadão a produzir informações, auxiliando a mapear, discutir e enfrentar essas dificuldades.
Uma cidade inteligente pode, portanto, estar mais preparada para responder a desafios do que uma com um simples relacionamento “passivo” com seus cidadãos. O vídeo-monitoramento capacitado com equipamentos com alto grau de automação é um exemplo de como a tecnologia pode deixar uma cidade mais inteligente.
Com informações de Câmara de Municipal de Mucuri – Colaboração: Prefeitura de Anápolis-GO e Portal Contexto