Falta de Segurança em Mucuri: Os vereadores Sula, Amaral, Dhow da Divisa, Aguinaldo Sem Teto e Hélio Alvarenga se mobilizam para buscar solução
Com o apoio dos demais parlamentares, estes vereadores se manifestaram dispostos a utilizarem todos os recursos de articulação política junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública da Bahia e ao Alto Comando da Polícia Militar da Bahia para equacionar os problemas de criminalidade no município de Mucuri.
Por Rubem Gama
Na 25ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mucuri, realizada nesta terça-feira, 19, às 17h, no Plenário da Casa do Cidadão, os vereadores Sula, Amaral, Dhow da Divisa, Aguinaldo Sem Teto e Hélio Alvarenga, com o apoio dos demais parlamentares se manifestaram dispostos a utilizarem todos os recursos de articulação política junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública da Bahia e ao Alto Comando da Polícia Militar da Bahia para equacionar os problemas de criminalidade no município de Mucuri.
Motivação da iniciativa
A iniciativa dos vereadores se dá num momento em que o município de Mucuri – incluindo Distritos e Povoados – sofrem uma das maiores ondas de crimes dos últimos tempos. Furtos, roubos, arrombamentos, estupros, tentativa de homicídio estão entre os mais praticados e, o que é pior, colocando a população inteira em estado de choque. Itabatã tem sido o mais afetado, disparado.
Câmara unida no mesmo propósito
Os vereadores foram unânimes em reconhecer que não há falhas nos policiais e o que deixa subentendido, é que talvez o que falta para os nossos guerreiros da Polícia Militar é, justamente, a falta de apoio. Foram citados casos de que existem Policiais que, para cumprirem com sua missão de proteger o cidadão, utilizam seus próprios veículos particulares para perseguirem bandidos. E é justamente objetivando resolver estas demandas, que estão se transformando em querelas e imbróglios, que os vereadores de Mucuri, também orientado pelo Presidente Célio Pebas vão buscar soluções diplomaticamente discutidas para que se encontre uma denominador comum para a solução do aumento da criminalidade no município de Mucuri.
Cidadãos desamparados
Populares de todo o município se manifestam indignados nas redes sociais, única forma gritar, por estarem com seus direitos à segurança – que e dever do estado – violados. Empresários e lojistas estão com dificuldades de encontrar funcionário que queiram trabalhar a noite, por conta do risco de vida.
Alguém precisa assumir a batata quente
Há, ainda, uma corrente de opiniões que debitam este aumento na criminalidade na conta da Major Comandante da 89ºCIPM, por ter transferido o centro de operações desta Cia Independente de Itabatã para Mucuri-Sede. Fato é que o índice de criminalidade em Itabatã é infinitamente maior do que em Mucuri-Sede, sem falar na questão geográfica, rotas de fugas, fronteira com três estados e margeando a BR 101, maior e mais movimentada Rodovia Federal do País.
Tentamos contato com o Comando da 89ªCIPM, porém, até o fechamento desta matéria, não obtivemos sucesso. Este veículo de comunicação se coloca a disposiçã do Comando da Companhia da PM em Mucuri para acrescentar quaisquer esclarecimentos, ou, ainda, manifestar o direito de resposta, se assim preferir.
Esta redação manifesta todo o apoio a Policia Militar da Bahia e a Polícia Civil da Bahia, bem como, nos solidarizamos com toda população mucuriense.