Itabatã: 10º batizado e troca de cordas de capoeira do Grupo Brasil das Gerais
Teve distribuição de brinquedos com a participação da equipe do SAMU-192
Por Rubem Gama
Na tarde da última terça-feira, 12 – Dia das Crianças – o Grupo Brasil Das Gerais realizou no prédio da ASCA – Associação Comunitária Amanhã em Itabatã o 10º batizado e troca de cordas de capoeira, atividade tradicional dessa expressão cultural afro-brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Sob a coordenação do Mestre Bocão, o evento recebeu vários instrutores, professores e mestres de capoeira de várias regiões dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
O “batizado” é a entrada de novos alunos no grupo, que recebem sua primeira corda e, durante seu desenvolvimento, sob avaliação do professor, as trocas de corda vão acontecendo gradativamente.
O Mestre Bocão enfatiza que o apoio da comunidade e dos familiares é importante para esse desenvolvimento durante as aulas. “Trabalhamos a cultura popular. A capoeira envolve dança, esporte, musicalização, e disciplina. Isso é muito importante para eles. Agradeço o apoio das famílias com a participação dos pais nesses eventos, assim como a sociedade em geral que apoia nosso projeto”,
O evento contou com a participação da equipe do SAMU-192 de Mucuri, que fez a entrega de brinquedos, doces e sorvetes para as crianças do projeto de capoeira e da comunidade.