Prefeitura de Mucuri prepara pacote de obras com recursos próprios na ordem de 25 a 30 milhões de reais
Por Rubem Gama
Verbas federais e estaduais são as fontes de recursos financeiros mais comuns utilizadas pela maioria dos prefeitos dos 5570 municípios brasileiros para realizarem obras e reformas em suas cidades. A maioria dos recursos são advindos de emendas parlamentares impositivas do orçamento estadual ou da União. A cada ano, deputados e senadores fazem essas indicações, para que o recurso seja aplicado nos redutos eleitorais deles em todo o país. Porém, devido a diversos fatores, inclusive a crise econômica pela qual passa o Brasil, os repasses destes recursos – em grande parte dos municípios -, não tem acontecido.
Desafiando a crise
Na contramão dos prognósticos financeiros e contrariando as previsões dos efeitos da crise econômica no país, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o ‘Robertinho’ (DEM), em cumprimento a uma das agendas assumidas na ocasião da sua posse, em 01 de janeiro – de redução de gastos e enxugamento da máquina pública -, está preparando o maior pacote de obras públicas com recursos próprios da história do município de Mucuri.
Segundo uma fonte ligada ao Governo, estes investimentos, que serão na ordem 25 a 30 milhões de reais, serão realizados com recursos próprios do município, que já estão em caixa – fruto do empenho da equipe administrativa municipal, que seguiu à risca a ordem do prefeito Robertinho. Ainda de acordo com informações, o prefeito Robertinho deu ordens explícitas à toda equipe para que fossem feitos todos os esforços necessários para que a saúde financeira do município fosse recuperada e, consequentemente, proporcionando independência e preparando o município para avançar.
Histórico de endividamento
O município de Mucuri, nos últimos anos, vem amargando um triste histórico administrativo, a ponto de, nos últimos dez anos, precisar recorrer a empréstimos milionários para realização de obras de pavimentação. Tais empréstimos – que ainda estão sendo pagos pelo município -, juntamente com parcelamentos de negociações de dívidas previdenciárias passadas, tendem a dificultar o equilíbrio e a saúde fiscal e financeira do Município.
Mudança de cenário
Com os salários dos servidores públicos e pagamentos de fornecedores em dia, investimentos na saúde, educação e infraestrutura sendo priorizadas e finanças recuperadas, o governo do prefeito Robertinho dá sinais de estabilidade e aumenta a confiança do povo numa Mucuri que tende a avançar cada vez mais.
O anúncio oficial do pacote de investimentos em obras com recursos próprios pretendido pelo prefeito Robertinho será realizado através dos canais oficiais da prefeitura de Mucuri, tão logo sejam concluídos os processos licitatórios, que obedecem a Lei 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços – e que já estão sendo preparados pelo Governo Municipal.