Por 10 votos a 1 Câmara de Mucuri acata a denúncia contra Dhow da Divisa, sobre racismo
Por Rubem Gama
Na 21ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mucuri, realizada nesta terça-feira, 14 foi apresentada ao Plenário Denúncia Político-Administrativa protocolada sob nº 138/2021, de autoria do Sr. Roberto Carlos Figueiredo Costa, em face do vereador Jonathas Gomes Azevedo. Posta em apreciação, a denúncia foi acatada por 10 votos a 1. O voto contrário foi do vereador Hélio da Fisioterapia e o vereador Dhow da Divisa não pôde votar por figurar como denunciado.
Em seguida a Comissão de Processante foi escolhida por sorteio, ficando como presidente da Comissão o Vereador Xandão Seixas como presidente, Vereador Hélio da Fisioterapia como relator e o Vereador Willian Crisma como membro. Agora a denúncia segue o rito regimental.
A Denúncia
O denunciante, prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa ao ser chamado “Neguinho”, entendeu que o vereador Dhow da Divisa, ultrapassou a linha tênue entre a crítica, natural do jogo político e nesse caso especifico, mais que uma simples ofensa, cometeu um verdadeiro crime e em razão disso ingressou na última sexta-feira, 10 com denúncia no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Mucuri, para apuração por quebra de decoro parlamentar decorrente do crime de racismo e injúria racial objetivando a cassação do mandato do vereador que teria proferido os ataques racistas, em pelo menos duas oportunidades: na sessão legislativa do dia 24/08 no plenário da Câmara, quanto numa entrevista no dia 30/08 na Rádio Abrolhos FM. O prefeito também protocolou uma representação criminal no Ministério Público Estadual e uma ação criminal perante o juízo criminal da Comarca de Mucuri, além de uma ação cível por danos morais.