Prefeitura de Mucuri conquista 5 concentradores de oxigênio para melhor harmonizar atendimentos aos pacientes domiciliados
A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde conquistou por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde por intermédio do SUS – Sistema Único de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, cinco concentradores de oxigênio portáteis para garantir uma maior presteza nos atendimentos domiciliares e harmonizar uma boa recuperação e conforto aos pacientes do município de Mucuri que são atendidos pelo programa “Melhor em Casa”.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, disse que a chegada dos equipamentos conquistados graças ao prestigio e o acesso do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), tem como objetivo a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência e hospitalar, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários nas unidades hospitalares.
Fernando Jardim esclarece que a Atenção Domiciliar (AD) é definida como uma modalidade de atenção à saúde complementar e substitutiva a internação hospitalar, que em Mucuri é definido pelo programa “Melhor em Casa” que, no governo Robertinho, foi ampliado e as equipes ganharam melhores condições de trabalho. O “Melhor em Casa” de Mucuri envolve ações de prevenção, promoção, reabilitação, tratamento e paliação em domicílio, que trata-se de um Serviço de atendimento domiciliar, composta por um médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta que realizam atendimento no domicílio dos pacientes que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos.
A equipe leva o atendimento até a família e sob o conforto do lar do paciente, tendo em vista, que o programa “Melhor em Casa” possibilita que o paciente fique o menor tempo hospitalizado e dê continuidade no tratamento em seu domicílio. A equipe do programa “Melhor em Casa” trabalhava com cilindros em gás comprimido onde os cilindros de oxigênio que fornecem oxigênio puro para os pacientes e precisavam ser recarregados.
Com as aquisições da Prefeitura de Mucuri, os concentradores de oxigênio atuam fornecendo a substância pelo ar do ambiente. Segundo o secretário Fernando Jardim, os 5 concentradores de oxigênio portáteis vão proporcionar qualidade de vida aos pacientes que fazem oxigenoterapia domiciliar acompanhado pela equipe multidisciplinar, pois facilita a respiração do paciente, aliviando os sintomas da obstrução pulmonar. Fernando Jardim explica que a oxigenoterapia auxilia no tratamento das DPOC – Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, como: Bronquite Crônica; Enfisema Pulmonar; Fibrose Pulmonar; Edema Pulmonar; dentre outras.
“Os concentradores de oxigênio portáteis são excelentes alternativas para o tão usual cilindro de oxigênio. Geralmente são mais caros, mas a médio e longo prazo se tornam mais econômicos, pois, não precisam de recarga constante, o que facilita o processo de uso e manutenção. Eles são equipamentos que separam, armazenam e filtram as moléculas de oxigênio do ar ambiente e os concentram em ar comprimido. Depois, enviam esse ar para o paciente, de acordo com a indicação médica. Todo processo de retirada do ar ambiente, purificação, concentração e envio do ar é realizado no interior do equipamento”, explicou o secretário de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim.
Com informações de Ascom – Prefeitura de Mucuri