Prefeitura de São Mateus ganha reforço aéreo para intensificar ações de fiscalização
Já está em operação uma nova ferramenta tecnológica, à disposição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Mateus. Trata-se de um drone profissional DJI Phantom Série 4, equipado com câmera de última geração, que reforça e facilita o trabalho das equipes na operacionalização de algumas das principais atribuições do órgão, que é a fiscalização.
Entre as missões que a nova tecnologia tornou mais fáceis, está a fiscalização do controle de desmatamento, ocupação irregular e descarte irregular de resíduos. O aparelho não tem limitação de terreno, cercas ou obstáculos naturais, podendo, operado remotamente, chegar a locais antes impossíveis. Outro aspecto que teve um ganho considerável em agilidade e alcance é o mapeamento de áreas de risco, áreas sob pressão imobiliária e áreas de preservação ambiental: a alta qualidade das fotos permite comparações detalhadas, independente do tamanho do local sob estudo.
ECONOMIA DE TEMPO E DE RECURSOS
“É uma ferramenta que trouxe ganhos consideráveis de rendimento, poupando, tempo, esforço e combustível, além de agregar muito mais qualidade à documentação das ações da Secretaria”, declarou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada. Ainda, segundo Ricardo, o drone foi incorporado com uma vantagem adicional, que é o custo zero de aquisição: foi obtido como condicionante ambiental em um licenciamento realizado pelo Órgão.
TREINAMENTO PROFISSIONAL
Os operadores do equipamento foram treinados por Igor Rabelo, instrutor certificado, editor de vídeos e operador de drone da Secretaria de Comunicação de São Mateus.
Com informações da Secom – São Mateus