Após criticar distanciamento social na TV, Bolsonaro visita cidade em Goiás sem máscara
Deslocamentos do presidente são alvo da CPI da Covid e de pedido no STF
BRASÍLIA — Horas após criticar medidas de distanciamento social em um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, o presidente Jair Bolsonaro passeou de moto nesta quinta-feira por Formosa (GO), a cerca de 80 quilômetros de Brasília. Bolsonaro visitou a catedral da cidade e uma lanchonete e cumprimentou apoiadores. O presidente estava sem máscara em parte da visita.
Os passeios frequentes de Bolsonaro por Brasília e pelo entorno do Distrito Federal são objeto de análise da CPI da Covid, no Senado. A comissão aprovou um requerimento solicitando a lista de todos os passeios realizados desde março do ano passado, mas a Presidência respondeu não ter registros, porque os deslocamentos ocorreriam em “caráter privado”.
Recentemente, o PSDB apresentou um pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a Bolsonaro o cumprimento das medidas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara e o distanciamento social. O relator, ministro Edson Fachin, deu cinco dias para o presidente se manifestar sobre o pedido.
No pronunciamento realizado na quarta-feira, Bolsonaro destacou que o governo federal não adotou medidas restritivas como governadores e prefeitos fizeram. Apesar dessas medidas terem como objetivo diminuir a circulação do coronavírus, o presidente é contrário por criticar seus efeitos econômicos.