Política e Cidades

Secretaria de Assistência Social atende mais de 30 famílias em Nova Brasília

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri realizou mais uma frente de atendimento no interior do município nesta última terça-feira (25/05). Desta vez a ação foi realizada durante um dia chuvoso no distrito de Nova Brasília, que consistiu no trabalho Social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Na visita à comunidade local para conhecer e atender as necessidades da população, a equipe contou com a presença de um assistente social, um agente social e um técnico do Cadastro Único, onde os profissionais atenderam mais de 30 famílias em situação de vulnerabilidade social. Papel central na consolidação da rede de proteção social básica que articula todos os serviços. A equipe estava acompanhada da advogada Vanessa Porto Figueiredo, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri.

A secretária Vanessa Porto se apresentou aos moradores e se colocou a disposição da comunidade com toda sua equipe. “A Assistência Social precisa ultrapassar as paredes dos equipamentos do CRAS, CREAS e CadÚnico, e chegar aos quatro cantos do nosso território, aproximar-se da população, pois é através das visitas domiciliares que conseguimos um reconhecimento mais preciso das peculiaridades e das necessidades de cada caso, o que resulta em propostas de melhoria na qualidade de vida dos atendidos”, disse.

A secretária de Assistência Social, Vanessa Porto, destacou que a visita à Nova Brasília faz parte da execução de uma das propostas de governo do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), que prevê a aproximação da população ao poder público, a fim de garantir que os direitos dos cidadãos sejam devidamente cumpridos, visando compartilhamento de objetivos e ações com a comunidade.

“O nosso trabalho consiste no desenvolvimento de intervenções realizadas em serviços continuados, com objetivos estabelecidos, que possibilitem à família, o acesso a um espaço onde possa refletir sobre sua realidade; construir novos projetos de vida; transformar suas relações, sejam elas familiares ou comunitárias. Comporta, portanto, um conjunto variado de ações, que devem ser planejadas e executadas também pelos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com participação ativa da família”, salientou a secretária Vanessa Porto.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta