Robertinho retoma obras dos mercados municipais de Mucuri e Itabatã – paradas há três anos
Desde a manhã de sábado, 8 de maio, começaram a chegar no município de Mucuri as estruturas de concreto para conclusão das coberturas dos mercados municipais da sede e do distrito de Itabatã. Há mais de três anos as duas feiras foram derrubadas pelo ex-prefeito Carlos Simões, que além de abandoná-las, deixou os feirantes comercializando seus produtos a céu aberto tendo que usar vias públicas sem nenhuma estrutura, como boxes e sanitários.
Nesta segunda-feira (10) a reportagem acompanhou que as sustentações dos telhados já tinham sido fixadas com uso de guindastes, para que em seguida sejam finalizadas as coberturas e conclusão das obras internas, como piso, construção de boxes e sanitários. “Após esses anos de abandono os feirantes terão seus locais de trabalho restabelecidos. Os espaços serão requalificados dando mais conforto e comodidade para os comerciantes e os clientes dos dois mercados municipais”, diz o prefeito Roberto Figueiredo ‘Robertinho’.
As feiras livres são um importante espaço de comercialização dos produtos, principalmente da agricultura familiar, indo muito além disso: é também espaço de socialização, identidade local e cultural. “A agricultura familiar tem como objetivo em seu sistema de produção a diversificação de cultura que permite aos produtores a obtenção de alimentos e renda os doze meses do ano. Esse segmento de produção é significativo devido a sua função ambiental, econômica e social tornando-se imprescindível para produtores familiares, pois é por meio desta que ocorre a venda e agregação do valor no produto”, segue Robertinho.
Recentemente a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria de Assistência Social, cadastrou 16 produtores rurais da Comunidade Jacutinga I, para fornecimento de produtos ao município através do Programa de Aquisição de Alimentos, que visa promover o acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar. “Além deste programa, após concluídas as obras das feiras livres de Mucuri e Itabatã, estaremos reforçando o apoio aos pequenos agricultores do município e oferecendo a eles e seus familiares, mais qualidade de vida e condição de permanência no campo”, finaliza.