Saúde

Municípios se mobilizam e levam a Bahia ao 1º lugar da vacinação contra covid-19

A Bahia é o estado com maior percentual de vacinação contra Covid-19 do Brasil com 11,5% da sua população imunizada. Em duas semanas o estado pulou da 7ª para a 1ª posição no ranking nacional, de acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa obtidos a partir das informações das secretarias estaduais de Saúde. O crescimento significativo é fruto da mobilização dos municípios baianos e do trabalho coordenado e incansável dos gestores de saúde e dos trabalhadores da linha de frente. Já foram aplicadas mais de 1,6 milhão de primeiras doses e mais de 321 mil segundas doses.

Um dos motivos do sucesso desse trabalho articulado dos municípios baianos foi a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) formada pelos 417 municípios baianos e o estado, de que os municípios não devem armazenar vacina e que as doses devem ser aplicadas imediatamente após o recebimento. Por isso, novas remessas de vacina só são encaminhadas para as cidades que atingirem o percentual mínimo de vacinação de 85%.

“Esse resultado é motivo de muita alegria e fruto de muito trabalho. Os gestores de saúde estão trabalhando incansavelmente para assegurar que as vacinas que chegam aos territórios sejam aplicadas no menor tempo possível, coordenando e mobilizando suas equipes de saúde, que seguem firmes na linha de frente contra a Covid-19. Não tem sido fácil, ainda mais com o número de reduzido de vacinas que estamos recebendo, mas continuaremos fazendo o possível para imunizar e proteger a nossa população o mais rápido possível”, destacou a presidente do Cosems Bahia, Stela Souza, secretária de Saúde de Madre de Deus e diretora do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (Conasems).

FONTE: COSEMS – CONSELHO ESTATUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta