Sula defende o reconhecimento de Igrejas e Academias como atividades essenciais
Na tarde desta terça-feira, 16, em Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Mucuri, o vereador Edson Matos, o Sula (PSC) apresentou proposições de interesse público para apreciação, discussão e votação em plenário. A proposta de Sula que foi aprovada pelos vereadores e encaminhada ao Poder Executivo, versa sobre o Reconhecimento de Igrejas e templos de todas denominações religiosas bem como Academia de Ginástica e similares como atividade essencial em períodos de pandemias e calamidades públicas. Após a tramitação regimental, a indicação será encaminhada ao Prefeito Municipal.
Academias de Ginástica
De acordo com Sula esta indicação se faz necessária visto que, a exemplo de outras atividades inicialmente prejudicadas com os Decretos editados em razão da pandemia da Covid-19, o funcionamento das academias de ginástica e similares precisa ser reconhecido e incluído no grupo de atividades essenciais da população de Mucuri.
Academias de ginástica, estúdios de musculação, de esportes, artes marciais e congêneres, de pequeno, médio e grande portes, voltados à atividade física, devem ser considerados como um serviço essencial à saúde pública. É de suma importância para a saúde e bem-estar da população, como também para os profissionais da área também. Na pandemia, a categoria ficou impossibilitada de trabalhar por muito tempo porque não era uma atividade considerada essencial. Agora, devemos repensar e redefinir esse conceito.
“Há de considerar que existem estudos comprovados que mostram os benefícios da atividade física na prevenção de doenças e até na cura de sequelas. Além disso, é uma forma de garantir a manutenção de dezenas de empregos, amenizando o impacto econômico e social”, pontuou Sula
Igrejas e templos religiosos
Não há dúvida de que as igrejas e templos religiosos têm atuado como ponto de apoio fundamental às necessidades da população. No atual cenário de pandemia da Covid-19, as igrejas e templos não só têm desempenhado sua principal função de apoio espiritual às pessoas, como também promovido significativas ações de arrecadação de alimentos e material de higiene para doação aos mais necessitados, sem contar o aspecto de orientação educacional.
É preciso reconhecer a essencialidade do papel da religião na vida das pessoas, contanto que as igrejas e templos sigam, rigorosamente, as medidas sanitárias, como ocupação limitada dos assentos, distanciamento social, aferição da temperatura na entrada e uso obrigatório de máscaras.
“Dada a significância das práticas religiosas, é que referida liberdade constitui-se um dos pilares da Democracia, respaldado como um Direito Humano Fundamental por acordos Internacionais e pela Constituição Brasileira, as religiões cumprem o papel fundamental ao fomentar atividades sociais que protegem na pratica a dignidade da pessoa humana”, enfatizou Sula.
Por Rubem Gama – Com informações do Gabinete do Vereador Sula