Polí­tica

Incompetência ou sabotagem: Equipe de Transição de ex-prefeito descumpre lei e causa atraso dos salários dos servidores

Por Rubem Gama

Na tarde da última quinta-feira, 18, o TCM/BA – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, publicou no Diário Oficial do Estado uma notificação contra o ex-prefeito José Carlos Simões (PSD). O edital de notificação pela não entrega da prestação de contas do exercício do mês de dezembro de responsabilidade do ex-prefeito Carlos Simões foi assinada pelo próprio presidente do TCM/BA, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que alega que o SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auditoria do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, expirou o prazo para recebimento da documentação da sua prestação de contas com as informações devidas das quitações, restos a pagar, pagamento da folha do funcionalismo ou receita com previsão de pagamento.

PREOCUPAÇÃO DO PREFEITO ROBERTINHO

No afã e no desejo de resolver as pendências com os Servidores Públicos e outros credores, o prefeito Robertinho (DEM) chegou a apresentar previsão de data para o pagamento da folha de dezembro, sendo esta baseada nas documentações apresentadas pela equipe do ex-gestor que, quando examinadas pela sua equipe jurídica e contábil, se mostram insuficientes e ilegais, impedindo assim a realização dos pagamentos, pois não reúnem os requisitos básicos legais para tal.

Robertinho se mostra empenhado em solucionar este impasse: “Sou eu o maior interessado em que os salários e demais restos a pagar dos servidores sejam depositados em suas contas. Ainda em campanha, fiz um compromisso de governar Mucuri sempre pautado nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Está sendo difícil, pois estão fazendo de tudo para que eu quebre estes princípios, mas serei irredutível, não arriscarei meu mandato e seguirei firme. E tenham certeza de uma coisa: Esta fase logo vai passar e, com a ajuda de Deus e do povo mucuriense, nós vamos fazer a melhor administração que Mucuri já teve”, concluiu Robertinho.

FALHAS CRIMINOSAS

As falhas no protocolo de transição de governo – como está acontecendo em Mucuri -, estão interferindo negativamente no início do atual governo e, infelizmente, têm afetado a governabilidade do atual prefeito Robertinho e, de forma quase que implacável, acertam em cheio os Servidores Públicos do Município de Mucuri, que estão com seus salários do mês de dezembro/2020 atrasados e muitos deles estão passando por dificuldades financeiras, sendo comprometidos até mesmo a aquisição de alimentos.

A entrega de documentos oficiais – obrigação da equipe de transição de governo do ex-prefeito Dr. Carlos – foram apresentadas apenas em cópias sem assinaturas, sem carimbos e sem origem na fonte, o que as tornam, contábil e juridicamente, nulas e inválidas.

EX-PREFEITO DR CARLOS REPUDIA A SITUAÇÃO

Procuramos o ex-prefeito Dr. Carlos Simões na tarde deste sábado, 20 e, por telefone, ele nos disse que não queria que esta situação estivesse acontecendo e que confiou todos os trâmites da transição a equipe nomeada por ele. “Fico triste e repudio veementemente toda e qualquer ilegalidade ou possível tentativa de atrapalhar a nova gestão do prefeito que me sucedeu. Mantivemos os salários dos servidores em dia durante todo o meu governo, não seria no último mês – dezembro -, que eu faria diferente. Tenho cobrado da equipe para que atendam a nova Gestão dentro da legalidade e forneçam à equipe do atual gestor toda a documentação necessária exigida por Lei”, afirmou Dr. Carlos.

“Apesar de ter sido meu adversário nas eleições passada, devo reconhecer que não há culpa do prefeito Robertinho na questão dos pagamentos atrasados. Farei o possível para que a equipe técnica resolva isso o mais rápido possível, e reafirmo aqui a minha indignação com toda esta situação”, concluiu Simões.

A equipe é composta pelos membros Juscelino Mendes de Souza – responsável pela equipe, Newton César Silva Melgaço, Anderson Antônio da Silva Aguilar, Hermógenes Oliveira Neves e Cariston Santos Freitas Marçal.

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

One thought on “Incompetência ou sabotagem: Equipe de Transição de ex-prefeito descumpre lei e causa atraso dos salários dos servidores

  • Ubiratan da Silva Souza

    O município de Novavicosa Bahia a pois a prefeita do Município de Nova viçosa BA assumir a prefeitura zone a antiga gestão do ex prefeito Manoel Costa Almeida deixar saldo em caixa para pagamento dos servidores contratados e nomeados receberem seus salários no exército de dezembro 2020 a mesma não pagou os servidores !Aonde a mesma fora em áudios falar q a prefeitura fora saqueadas uma verdadeira mentira pois todos sabemos q ficará dinheiro na educação saúde e administrativo , todos os doc apresentados e protocolados comprova que foi pago e que ficou de resto a pagar .
    isto é um absurdo pois pessoas q precisa pagar suas contas não o faz porque a mesma prefeita se nega a pagar o resto da folha q não vai e nem passa de uns 150mil ou 250 mil reais .

    Resposta

Deixe uma resposta