Comportamento

Não desfaça amizades por causa de política, busque seu amigo de volta

amizade-x-politica

Quem gosta de política e se posiciona partidariamente nas campanhas eleitorais, não raro, se depara com situações que causa desconforto com amigos e parentes. Algumas vezes, a situação passa dos limites, deixa de ser um mero desconforto e rompe-se uma amizade de anos.
Neste caso, quando uma amizade é desfeita, na verdade, a política só foi o pano de fundo, porque isso só acontece por causa de uma estupidez chamada “intolerância”. Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.
Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um construção social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros.
A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, antissemitismo , homofobia, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer ideias de qualquer pessoa.
É corriqueiro ouvirmos no cotidiano as pessoas estarem de acordo com a ideia de que política, futebol e religião não se discutem. Ledo engano, devemos discutir, sim, porém, sempre no capo das ideias e respeitando as opiniões uns dos outros.
Portanto, se você se afastou de amigos por causa de opiniões ideológicas, reveja imediatamente seu conceito de amizade e busque seu amigo de volta.

Por Rubem Gama

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta