Geral

Mucuri: Trabalho dos ACS fica prejudicado pela exigência de baterem o ponto 4 vezes ao dia

ponto eletrônico
Em muitos municípios brasileiros, inclusive Mucuri, os Agentes Comunitários de Saúde estão sendo obrigado a registrarem entrada e saída no ponto eletrônico 4 vezes por dia.
Via de regra, Agentes Comunitário de Saúde trabalham efetuando visitas de casa em casa, sempre em uma “microárea” perto de suas residências e, nem sempre, próximo ao PSF. Logo, ao ser obrigado a retornar ao Posto para baterem o ponto no intervalo do almoço, fica prejudicado a sua produção e a dinâmica de trabalho.
O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde é diferenciado e sua própria produção diária de visitas pode comprovar o seu dia trabalhado. Conversando com alguns ACS, verifiquei que o número de visitas fica realmente reduzido por conta deste deslocamento desnecessário para bater o ponto nas suas respectivas Unidades. A questão não é que a categoria não tenha medo de ter seu produção controlada, porque isso já ocorre, devido aos inúmeros formulários e protocolos que a categoria usa.
O ponto importante que eu chamo a atenção é que o trabalhador seja pago pelo seu trabalho, pela sua produção e não para se deslocar por força de uma burocracia. Desta forma há, claramente, que ser revista esta postura equivocada de quem está exigindo o cumprimento de se bater o ponto nos intervalos de almoço.
Em muitos municípios, a exemplo de Barra De São Miguel na Paraíba, esta postura foi revista e os a administração e os ACS fecharam em 2 pontos diários.
Esperamos que se encontre uma solução prática para esta situação no município de Mucuri.

Por Rubem Gama

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta