Guarda Mirim de Itabatã realiza formatura de vários jovens na noite deste sábado
O evento de formatura que seria na praça João Carletti, começou por volta das 19:00h deste sábado, 31 de outubro de 2015, na primeira igreja batista de Itabatan, a mudança de local foi em respeito a morte de Sivaldão, um dos moradores mais antigos de Itabatã e que residia na referida praça.
39 jovens formandos receberam seus certificados das mãos de autoridade presentes, como Capitão Silvio Nunes, comandante da Companhia Independente de Itabatã”, do vice-presidente da Câmara, Carlos De Jesus Brito, Firmino Griffo Ribeiro (Tixa), o chefe de gabinete da prefeitura de Mucuri, Silvio Kleber (Silvinho) a presidente da Guarda Mirim, Maria José Teodora, o pastor Elifio Evangelista Morais Junior, da Primeira Igreja Batista de Itabatã e o vereador e padrinho da GMI Edison Silva Mattos, o Sula policial.
Em seu discurso Sula falou da importância da entidade guarda mirim para o municÃpio de Mucuri, o vereador lembrou que ele faz parte da Guarda Mirim desde quando ela nasceu em Itabatã, o parlamentar ainda destacou a importância que esta entidade tem na vida de cada jovem que pela guarda mirim teve a oportunidade de passar.
Firmino Griffo Ribeiro, o seu Tixa se lembrou de historias lá do inicio da Guarda Mirim, ele destacou que a GMI deu o primeiro passo na formação de futuros profissionais e grandes cidadãos.
O Chefe de Gabinete da prefeitura de Mucuri, Silvio Kleber, o Silvinho, representou o prefeito Paulinho de Tixa que esta em viagem. Silvinho falou da importância do convênio da prefeitura com a Guarda Mirim, o secretário parabenizou o Vereador Sula pelo seu empenho para com a entidade e os comerciantes por ter acreditado nos jovens da GMI.
O Capitão Silvio Nunes disse que jovens que passam pela GMI aprendem disciplinas para se tornarem grandes cidadãos e profissionais de sucesso, o Capitão ainda ressaltou que espera ver boa parte desses formandos na Policia Militar.
O vice-presidente da câmara Carlos de Jesus Brito, representou a casa legislativa e parabenizou o colega vereador Sula policial. Brito destacou ainda a importância da GMI para comunidade de Itabatã e frisou que tanto a sociedade quanto o poder público devem apoiar a GMI, pois o trabalho dessa entidade é de grande valia para o municÃpio.
Após receberem os diplomas na Primeira Igreja Batista, na Avenida Minas Gerais, centro do distrito de Itabatã, os formandos foram agraciados com um jantar, que aconteceu no Espaço Alternativo no bairro Cidade Nova
Sobre a Guarda Mirin de Itabatã
Foi exatamente no dia 16 de março de 2002 que a GMI passou a existir de fato e de direito, fundamentada em seu objetivo de acolher crianças e adolescentes, dos 8 aos 16 anos de idade, para a prática do bem, da ordem e da cidadania, por meio de
orientações comportamentais, atividades sociais, cursos profissionalizantes e, principalmente, noções de vida. Com essa perspectiva, vislumbrava-se afastar esses futuros cidadãos dos males inseridos na sociedade, como a ociosidade, consumo de drogas e ingresso no mundo da marginalidade e do crime.
Hoje, 13 anos depois, de forma inquestionável, pode-se afirmar, categoricamente, que a GMI cumpre o seu papel socioeducacional e – mais ainda – já se revela como organismo que acolhe, orienta, protege, ensina, restaura e transforma.
Graças à Guarda Mirim, crianças e adolescentes que até pouco tempo atrás poderiam ser vistas – até de forma preconceituosa por alguns – como meras criaturas sem oportunidades, sem estÃmulos e distantes de qualquer horizonte de crescimento pessoal e profissional, atualmente são cidadãos e cidadãs integradas no contexto social do distrito de Itabatã, de todo o municÃpio de Mucuri e até de cidades vizinhas.
Em nosso cotidiano, não são poucos os egressos da Guarda Mirim que hoje são profissionais liberais, servidores públicos, pequenos e micros empreendedores, lideranças comunitárias e religiosas, enfim, pessoas que amadureceram e constituÃram famÃlias, honrando nossa sociedade.
E se alguém perguntar a cada um desses ex-integrantes da GMI qual a importância da entidade ouvirá de todos eles a mesma resposta: nessa caminhada, a Guarda Mirim foi fundamental, essencial, imprescindÃvel no direcionamento de suas vidas para o bem, para o respeito à ordem, para os valores morais, familiares e cristãos.
No transcorrer desses anos, a GMI ampliou o seu raio de ação, incorporou valores, sendo um deles a banda de música, que hoje abrilhanta solenidades cÃvicas no MunicÃpio e em localidades vizinhas, merecendo elogios a cada apresentação.
Os bons frutos colhidos até agora confirmam a boa semeadura. Daqui por diante, novas sementes continuarão a ser lançadas no solo da esperança de dias melhores, e com certeza brotarão outros frutos abençoados, oriundos de novos troncos e galhos.
Via radar101