Polí­tica

Governo de Una: distribuição de alimentos e povo feliz X Oposição: desequilíbrio e denúncia leviana

Assistência Social recebe doação de alimentos da Distribuidora Danarf e distribui à população do Sucupira e Urbis

img-20150928-wa0021

Nesta sexta-feira, 25/09, a Prefeitura Municipal de Una, através da Secretaria de Assistência Social, distribuiu às famílias dos bairros Sucupira e Urbis, alimentos recebidos por doação das empresas “Supermercados Cestão da Economia” e e “Distribuidora Danarf”, ambas de propriedade da prefeita Diane Rusciolelli e seu esposo Anízio Nogueira, respectivamente. Os alimentos doados foram: torradas, achocolatados, sucos e mingau.

IMG-20150928-WA0043

Segundo o presidente da Danarf, sr. Anízio Nogueira, para evitar que os produtos ultrapassem os prazos de validade e, consequentemente, impróprios para o consumo, periodicamente é feito uma triagem no estoque das suas empresas e são separados aqueles que ainda não estão vencidos, porém, com o prazo de validade se aproximando e em plenas condições de  consumo.

IMG-20150928-WA0035

A doação

Não é a primeira vez que o casal de empresários Diane e Anízio fazem doações de alimentos. Desta vez, porém as doações foram direcionadas à prefeitura de Una que, por sua vez, usou sua estrutura de logística para fazer a distribuição.

IMG-20150928-WA0031

Procedimento comum das empresas

Empresas que vendem produtos perecíveis,  quando os mesmos tem o prazo de validade vencido os empresários devolvem os produtos à indústria. Estes produtos são incinerados.

Porém, o empresário possuidor de bom senso e espírito solidário, opta por controlar seus estoques de maneira a não permitir que vençam e pereçam estes produtos em seus depósitos, mas, possam beneficiar a população doando-os.

Prazo de Validade 

Prazo de validade é o tempo de duração dado à comidas, bebidas, remédios, tintas e outros itens perecíveis antes de serem considerados inadequados para venda ou consumo. Em algumas regiões usam-se algumas expressões como “melhor usar antes de…” ou “data de utilização…” é necessária em alimentos perecíveis embalados.

Prazo de validade é o tempo que os produtos podem ser armazenados, durante o qual a qualidade definida de uma determinada proporção das mercadorias permanece aceitável ao abrigo do esperado (ou especificados) para as condições de distribuição, armazenamento e exibição.

A distribuição foi feita no dia 25, porém, haviam produtos com validade para até dia 30/09 e outros, com validade até outubro. Portanto, todos, devidamente apropriados ao consumo humano.

A denúncia leviana

Apesar de ser um tanto quanto tosca, existe uma ideia nos oposicionistas, naturalmente compreensiva, de que qualquer ato de um governo que venha beneficiar a população pode incrementar a popularidade de quem a realiza. Isso  gera neles, opositores, um certo desconforto. Então, a única coisa que podem fazer é  sabotar a ação para tentar desqualificar os seus benefícios.

Uma matéria totalmente parcial, tendenciosa e leviana veicula nas redes sociais da região dando conta de que a prefeita fez doações de alimentos estragados, inclusive com vídeo mostrando uma torrada com gorgulho.

Reafirmando o que disse em uma matéria anterior (VEJA AQUI), está faltando bom senso nessa turma que faz oposição por fazer.

Como as fotos podem confirmar, no caso das torradas, foram diversas caixas do mesmo lote, que estavam no mesmo depósito. Pergunta: Por que o blogueiro que fez o vídeo apresenta apenas um único pacote de torradas já aberto com os insetos?

Em um outro vídeo feito pelo jornalista Luiz Lima (ASSISTA AQUI), moradores revoltados com a difamação desmentem que haviam quaisquer tipo de insetos ou anormalidades nos alimentos.

Não houve crime, pois está dentro do prazo de validade. Quanto aos carunchos ou gorgulhos, se é que não foram “plantados” como forma de fabricar provas, devo dizer que é comum, até mesmo em grandes redes de supermercados, levarmos um produto pra casa, lacrado e ao abrirmos nos depararmos com o bendito inseto. Existem duas alternativas: 1) Dependendo da quantidade da infestação tentamos eliminar os bichinhos e consumi-los normalmente; 2) Levar de volta ao supermercado e exigir a troca do produto. Vale lembrar que o caruncho ou gorgulho não são nocivos a saúde.

No mais, percebo que tal denúncia faz parte do papel de oposição sem limites ao governo que, a todo e qualquer custo, irá sempre tentar encontrar as falhas nesta Gestão. É a famosa política do terror, do quanto pior melhor, do tipo: “Filho meu não tem defeitos, mas, os filhos dos outros, se não tiver a gente coloca.”

Por Rubem Gama

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

Deixe uma resposta