Saúde

Risco de Morte: A névoa de poluição emitida pela Suzano de Mucuri pode causar doenças graves a população da cidade

Mucuri-1024x768

Há mais de 25 anos, desde que foi instalada a Fábrica de Papel e Celulose da Suzano, unidade Mucuri/BA, a população daquela região vem sofrendo com o cheiro desagradável emitido pelas chaminés deste complexo industrial.

A localidade mais afetada é o distrito de Itabatã. Nos últimos dias a situação tem se agravado. Em pleno dia (9:30 da manhã), a cidade está envolvida por uma espécie de neblina branca que dá a impressão que ainda é de madrugada e o cheiro é intragável. A população em peso pede providências.

Segundo o especialista Dr. Celso Foelkel, não há mais como tentar convencer a população de que o cheiro de “ovo podre” causa apenas e tão somente um ligeiro desconforto e que não é prejudicial à saúde. Um mal-estar, uma dor de cabeça, uma ansiedade ou um desconforto já são precursores de estresses à saúde; sendo que esses levam a outras doenças mais graves como as cardíacas, psicossomáticas, etc.

Ainda de acordo Celso, partículas químicas ou orgânicas emitidas por fábricas de celulose são, como não poderia deixar de ser, problemáticas tanto para a saúde das pessoas como pelos danos que podem trazer ao patrimônio das mesmas. Também prejudicam o meio ambiente, a fauna, a flora, os solos, etc.

Para Dr. Foelkel, nas pessoas, causam problemas para a saúde, como doenças respiratórias, oculares e alergias. Partículas estão associadas com tosse, chiado da voz, rouquidão, coriza, lacrimejamento, coceiras, entupimento nasal, etc.

Segundo Mishal (1975), em conseqüência da utilização de produtos a base de enxofre na composição do licor de digestão, ocorrem reações secundárias com alguns componentes orgânicos presentes na matéria-prima, dando origem a materiais gasosos com odor desagradável, os organossulfurados. Esses compostos são o sulfeto de hidrogê nio (H2S), metil mercaptana (CH3SH), dimetil sulfeto [(CH3)2S] e dimetil dissulfeto [(CH3)2S2]. O conjunto desses compostos é conhecido por TRS, do inglês, “Total Reduced Sulphur” ou enxofre reduzido total, ou ainda, compostos reduzidos de enxofre. Conforme Osses (1991), os compostos reduzidos de enxofre são severos poluentes atmosféricos, mesmo a níveis de partes por bilhão e podem causar desde irritação nas vias respiratórias até a morte.

Técnicos e dirigentes de fábricas argumentam que as fumaças de suas caldeiras de recuperação mostram a cor branca pelo excesso de vapor que apresentam. Até reforçam que são fumaças inofensivas à saúde e essa é uma afirmação mentirosa. Entretanto, a grande verdade é a seguinte: modernas caldeiras de recuperação, quando bem operadas e engenheiradas, queimando licores a cerca de 75% ou mais de sólidos secos, complementadas por eficientes precipitadores eletrostáticos, emitem fumaças que são praticamente imperceptíveis para a maioria das pessoas e para a maior parte do tempo em que operam.

Deverão ser provocados para a discussão do tema: o Ministério Público, Legislativo Municipal, Executivo Municipal e os órgãos de fiscalização de Meio Ambiente das três esferas de governo.

E não apenas se contentar com a desculpa da empresa Suzano Papel e Celulose que diz que o ar malcheiroso não faz mal à saúde. Ou seja, é necessário que se encontre maneiras para abolir o cheiro de enxofre reduzido da sua fábrica.

Está comprovado que esta poluição causa graves consequências à saúde das pessoas.

A Suzano é poderosa, mas não está acima da lei.

A população não é obrigada a respirar o ar contaminado da Suzano Papel e Celulose. Há fortes suspeitas de que há um aumento de morte por câncer de moradores desta região. É necessário que sejam tomadas as providências cabíveis para frear algo que pode estar matando pessoas.

O povo tem que entrar na briga, protestar, se manifestar, exigir que providências sejam tomadas.

Por Rubem Gama

Celso Edmundo Bochetti Foelkel é Engenheiro Agrônomo, Dr., Professor Visitante do Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria, CEP 97105-900, Santa Maria, (RS)

Rubem Gama

*Servidor público municipal, acadêmico de Direito, jornalista (MTB nº 06480/BA), ativista social, criador da Agência Gama Comunicação e do portal de notícias rubemgama.com. E-mail: contato@rubemgama.com

6 thoughts on “Risco de Morte: A névoa de poluição emitida pela Suzano de Mucuri pode causar doenças graves a população da cidade

  • Pingback: Relação criminosa: Suzano Papel e Celulose e Agência Nacional de Águas | Rubem Gama

  • Flavio

    Srs.
    Mesmo tendo essa matéria sigo publicada a vários dias, preciso que vocês saibam que agora já existe uma solução para filtrar e reter a Poluição que é lançada na atmosfera.

    Já está sendo implantada em uma grande empresa em Vitória/ES é negociada para ser usada em outras 2 Empresas.

    Entre em contato para conhecerem tecnicamente a tecnologia utilizada.
    Eng. Flavio Berthoud.

    Cel: 27 999820767

    Resposta
  • Ola sera que poderia me ajudar estou sofrendo a anos com problemas respiratorios, moro em Americana , que fica na divisa com Limeira que fica a Empresa papeis e celulose Suzano,o odor emitido no ar fica dificil de respiras tenho crises afeta a respiracao olhos espirros e dor de cabeca ja estou no estagio de usar bobinhas de aerolin para abrir as vias respiratoria, aqui ninguem pode fazer nada, a gente na reclama na cetsb e nada,Sera q poderia me ajudar

    Resposta
  • Luis Nunes

    Olá, são trinta anos respirando esse odor de enxofre em Americana, nada é feito além de divulgação positiva da empresa Suzano. Odor que impregna os ambientes da casa, respiração ofegante, cansaço matinal, deixa o carro com cheiro forte, insuportável.
    Existe tecnologia para eliminação do odor produzido pela empresa, mas uma legislação capenga permite os níveis de emissão de gases pela empresaFora Suzano!!

    Resposta
    • Flavio

      Prezado.
      Recentemente com a morte, aos 98 anos, do fundador da Aracruz, senti que se o mesmo estivesse na ativa, seria dado uma atenção muito grande para uma solução que elimina a Poluição atmosférica gerada pela Suzano.
      Acesse e veja: sstcleanair.com.

      Resposta
      • Srs.

        É necessário que a informação abaixo, que trata de uma SOLUÇÃO já existente para possibilitar a retenção da Poluição em questão, chegue até as grandes indústrias que causam Poluição Atmosférica.
        Visitem o site sstcleanair.com que explica como isso se tornou possível.

Deixe uma resposta